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Prática esportiva beneficia saúde e estimula desenvolvimento integral e transformação social dos jovens sergipanos
3 de abril de 2024 - 08:45, por Marcos Peris
Quase 16,5 mil estudantes, das redes pública e privada de Sergipe, participam da histórica 40ª edição dos Jogos da Primavera – maior evento do desporto escolar sergipano -, promovida pelo Governo de Sergipe. Para além da competição que envolve várias modalidades, a iniciativa propicia o desenvolvimento integral dos jovens por meio da atividade física, promovendo a saúde, fomentando a união e amizade, estimulando o desenvolvimento pessoal, além da inclusão e transformação social.
O Colégio Estadual Armindo Guaraná, localizado no município de São Cristóvão, na região metropolitana, é um importante exemplo disso. No ano passado, o colégio participou pela primeira vez dos Jogos da Primavera e conquistou o 2º lugar entre as escolas do estado e o 12º lugar geral, dentre 415 escolas inscritas. Segundo o diretor da instituição, Max Luiz Lisboa Matias, os Jogos da Primavera não só promoveram um estímulo à atividade esportiva, como têm sido usados como ferramenta para transformação dos estudantes, proporcionando não apenas benefícios físicos, mas também desenvolvimento pessoal e social.
O diretor relata que o interesse dos alunos pelo esporte cresceu ainda mais com a introdução da modalidade tiro com arco na escola, uma iniciativa inovadora que chamou a atenção de muitos estudantes, estimulando-os a participarem dos Jogos da Primavera. Ainda segundo o diretor, mesmo antes da entrega da quadra poliesportiva, em agosto do ano passado, o colégio já incentivava a prática esportiva, desde 2021, com projetos envolvendo o muay thai e jiu-jitsu. Porém, com a adição do novo equipamento esportivo, o interesse aumentou consideravelmente.
“Nós somos uma das poucas escolas do Brasil que têm um projeto de tiro com arco, e foi algo que chamou a atenção dos alunos e outros começaram a se interessar pela prática do esporte. Este ano estamos indo para os Jogos da Primavera com um dobro dos alunos, com novas categorias sendo implementadas, a exemplo do vôlei e o jiu-jitsu. Acredito que isso vai fazer com que, cada vez mais, os alunos vejam o esporte como ferramenta de transformação de vida”, opinou.
Saúde e desenvolvimento
Um benefício direto da prática esportiva é evidenciado na saúde dos estudantes. O médico do esporte Danilo de Jesus Pereira ressalta a importância do exercício regular para a saúde e o desenvolvimento integral de crianças, jovens e adolescentes, promovendo não apenas o fortalecimento do corpo, mas, também, melhorando a função cerebral e o desempenho acadêmico. “Quando você faz exercício, aumenta a concentração de ondas de bem-estar, melhora o estado de atenção, de cognição, que é a capacidade de armazenar informações. Então, além dos benefícios físicos, quando a gente pensa na parte cognitiva, melhora transtornos de ansiedade, transtorno depressivo, melhora a capacidade de armazenar memória. Então é de fato um investimento em tempo e em qualidade de vida”, destaca.
Danilo Pereira alerta para a necessidade da prática de atividades físicas, sobretudo entre os jovens. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas um terço das pessoas faz exercício, conforme a recomendação. Entre os jovens esse número é ainda mais alarmante. “E 81% dos adolescentes não atingem essa meta semanal de exercícios aeróbicos, que é no mínimo de três vezes. Então essa geração de agora é a primeira que tem uma expectativa de vida menor em relação aos pais, por conta da tendência de maus hábitos de vida, em relação ao sedentarismo, obesidade e má alimentação. Será a primeira geração que está quebrando a curva de ascensão da expectativa de vida”, alerta, ao observar a importância do estímulo a essa prática no ambiente escolar.
Formação do indivíduo
A psicóloga da Escola Estadual Professor Benedito Oliveira, Ellen Paesante, destaca a influência do esporte, integrando diversas dimensões essenciais, como a intelectual, física, mental, social e cultural. “Além dos benefícios físicos, o esporte contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, promovendo habilidades como concentração, raciocínio lógico, memória e criatividade. Valores fundamentais, como respeito às regras, liderança e lidar com a competitividade de forma positiva, são cultivados durante a prática esportiva, estimulando a socialização, o senso de cooperação e fortalecendo as relações interpessoais”, aponta.
Ainda segundo a psicóloga, o esporte também desempenha um papel crucial na prevenção de problemas sociais, afastando os jovens do envolvimento com as drogas, ao promover o autocuidado, disciplina, responsabilidade, persistência e perseverança, preparando-os para a vida em sociedade. “Durante a prática esportiva, ocorre um aumento da consciência corporal e uma sensação de aterramento, promovendo o esvaziamento da mente e o alívio do estresse, ansiedade e depressão. A liberação de hormônios importantes, como a adrenalina e a serotonina, durante o exercício físico promove sensações de prazer e bem-estar, melhorando a disposição mental, qualidade do sono e aprendizagem, além de fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças crônicas”, reforça.
Maior estímulo e participação
Professora de Educação Física do Colégio Estadual Armindo Guaraná, Rosângela de Souza Oliveira reforça a contribuição da competição esportiva, assim como do esporte, para o aumento do interesse e desenvolvimento das habilidades dos estudantes. Para esta edição dos Jogos da Primavera, a professora revela que foram mais de cem alunos inscritos, tanto em modalidades individuais quanto coletivas. Ela acredita que a qualidade do ensino e o desempenho dos alunos nos Jogos da Primavera só tendem a melhorar.
“O benefício mais visível é na questão da assiduidade dos alunos na escola. O fato deles se sentirem pertencentes ao ambiente foi o fator determinante. Portanto, eles vêm abraçando isso e a gente percebe a diminuição da evasão escolar. Quando eles têm o esporte vinculado, eles se sentem integrantes e a evasão diminui. A gente vem sentindo isso desde o ano passado, por meio da inserção de projetos envolvendo o esporte”, frisou.
Superação
Maria Raquel Barbosa Severo, 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio do Armindo Guaraná, é uma das revelações da instituição de ensino, na modalidade tiro com arco. Praticante da modalidade desde 2023, a aluna conquistou o 2º lugar nos Jogos da Primavera do ano passado. “Com o esporte, percebi um esforço maior nos estudos, um maior engajamento. É uma sensação única ser atleta. Minhas expectativas para esse ano são as melhores, pretendo trazer a medalha de ouro”, disse a estudante que pretende seguir a carreira de esportista profissional.
Já Raíssa Soares da Silva, 15 anos, estudante do 1º ano do ensino médio, também do Armindo Guaraná, está na expectativa por sua segunda participação nos Jogos da Primavera. Na última edição, sua atuação não passou despercebida, conquistando uma medalha de prata na modalidade de ciclismo. “O esporte é a minha paixão, porque eu sou apaixonada por velocidade. Então o ciclismo me proporcionou, além de fazer exercício físico, usar a minha velocidade nas competições. Depois que comecei a praticar a modalidade, o meu estilo de vida mudou bastante, meu desempenho na escola melhorou. Para mim, os Jogos da Primavera são um incentivo para estar estudando. Eu sempre estou me esforçando tanto no esporte quanto nos estudos para manter a média alta”, disse.
Legado
Maria Auxiliadora Almeida Pires Santos, conhecida como Dorinha, é um exemplo das oportunidades proporcionadas pelo esporte e por participação em competições, como os Jogos da Primavera. Com uma trajetória marcante no mundo esportivo, Dorinha começou como participante dos Jogos da Primavera, chegando a ser atleta da Seleção Brasileira de Handebol. Hoje como professora de educação física, Dorinha sabe bem o quanto a prática esportiva moldou sua vida pessoal e profissional. Sua experiência no esporte não apenas a levou a representar o Brasil em competições internacionais, mas também a se tornar uma figura influente na área da educação física em Sergipe, tendo também atuação marcante nos próprios Jogos da Primavera como coordenadora por 12 anos.
“A certeza da importância dos Jogos da Primavera para o Estado de Sergipe perpassa na participação de todas as redes de ensino, seja municipal, federal, particular e estadual. Portanto, os jogos não apenas promovem a prática esportiva, mas também elevam a autoestima, promovem a socialização, integração e o intercâmbio entre os municípios”, pontua.
Edição histórica
Este ano, o evento realizado pelo Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Estado da Educação (Seduc) e do Esporte e Lazer (Seel) chega à sua 40ª edição, aberta no dia 22 de março. São 16.469 estudantes inscritos, 8.583 dos quais são de alunos de escolas da rede estadual, 1.875 de alunos de escolas municipais, 5.779 da rede privada e 233 da esfera federal, representando um marco no cenário esportivo sergipano.