- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Ex-juiz da comarca de Lagarto é tema de livro de Sayonara Viana e Claudefranklin Monteiro
26 de fevereiro de 2024 - 09:03, por Marcos Peris
Nesta terça-feira, 27 de fevereiro, às 18h, nas dependências do Memorial de Sergipe, os escritores Sayonara Viana e Claudefranklin Monteiro lançarão o livro DIREITO COMO OFÍCIO, VIDA COMO CAUSA: DR. OSÓRIO DE ARAÚJO RAMOS.
Natural de Aracaju, aos 22 de abril de 1918, Dr. Osório de Araújo Ramos destacou-se por sua exímia atuação no Direito em Sergipe, tendo sido juiz das Comarcas de Riachão do Dantas, Lagarto e Estância.
Antes, iniciou sua vida profissional como Exator, em Campo do Brito-SE, além de ter tido papel importante na militância política de esquerda, o que casou uma injustiça prisão, reparada pela própria história.
Na OAB, teve uma destacada presença, ocupando diversos cargos e funções, inclusive a de Presidente. Foi, ainda, Secretário de Finanças do Município de Aracaju, na gestão do prefeito Aloísio de Campos.
Faleceu no dia 21 de junho de 1986, com 68 anos de idade.
Além de seu nome postular em alguns logradouros públicos de Sergipe, em reconhecido ao seu legado, é Patrono da Cadeira n° 26 da Academia Sergipana de Letras Jurídicas, atualmente ocupada por seu filho, Dr. Osório de Araújo Ramos Filho.
A obra celebra, também, os 105 Anos de Nascimento do magistrado e contará com as presenças dos filhos Dr. Osório de Araújo Ramos Filho, Ádria de Araújo Ramos Lavres, Aglaé Ferreira Ramos Pedroza da Rocha, Omar Ferreira de Araújo Ramos e Osny Reis Ramos.