- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Sergipe é 9º colocado no ranking nacional de redações do Enem de 2023
19 de janeiro de 2024 - 08:12, por Marcos Peris
A educação de Sergipe fez bonito no ranking dos estados brasileiros no Enem 2023. Dentre as 60 notas máximas atingidas nesta edição, os participantes da região do Nordeste foram destaque no país com 25 notas 1.000, o que equivale a 41,66% do total – três delas registradas por estudantes do estado sergipano. Com isto, Sergipe se fez presente no pódio nordestino de candidatos que atingiram tal pontuação, no 3º lugar regional, atrás somente do Piauí e Rio Grande do Norte (em 1º, com seis redações cada); e da Bahia e do Ceará (em 2º, com quatro redações cada). No ranking nacional, Sergipe se configurou na 9ª colocação.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, Sergipe apresentou excelentes números em relação ao número de participantes da Rede Pública Estadual nas provas do Enem. Dos 18.760 concluintes do Ensino Médio em Sergipe, 15.283 foram candidatos inscritos no estado (81,5%). No total, foram 11.962 estudantes (63,8%) que realizaram a prova, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte (81.5%) na proporção de dados referentes aos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio.
Uma das autoras da redação nota mil no Enem foi Heloísa Vitória Santos Silva. Natural de Poço Verde, a estudante é egressa do Colégio Estadual Professor João de Oliveira, na diretoria do Centro Sul Sergipano (DRE2). A jovem, atualmente com 19 anos, expressa sua gratidão e honra ao representar o estado de Sergipe e a cidade de Poço Verde. Ela destaca a conquista significativa de ser a primeira do município a alcançar a nota máxima, considerando isso um marco para si e para a comunidade escolar local.
“O fato de eu ter feito parte do ensino público torna tudo isso muito mais incrível, já que sabemos das dificuldades enfrentadas diariamente por tantos estudantes. Concluí o Ensino Médio no Colégio Estadual Professor João de Oliveira, o qual possui uma história muito grande, em que eu tenho orgulho de poder ter feito parte”, citou a aluna. Heloísa revelou que quer continuar no ensino público, desta vez em uma universidade federal, e tem como opção primária o curso de Nutrição.
Durante a prova, Heloísa e os demais inscritos discorreram sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, tema que foi amplamente elogiado pelos professores, devido a sua importância e relevância no cenário brasileiro atual.
Programa Pré-Universitário fez a diferença
O programa Pré-Universitário da Seduc é considerado o maior curso preparatório do Brasil e o que mais aprova no ensino superior do estado, nos diversos cursos e nas instituições públicas e privadas do país. A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, destacou a importância das oportunidades proporcionadas pela rede pública estadual aos estudantes. Ela ressaltou que o principal objetivo da Secretaria do Estado da Educação é garantir que, ao final da educação básica, os alunos estejam aptos a se reconhecerem no processo educacional e sigam o caminho escolhido para o seu futuro.
Eliane Passos elogiou o desempenho de Sergipe a nível nacional, atribuindo isso ao trabalho realizado em diversas áreas, com destaque para o material preparado não só para a redação, mas de todos os eixos de estudos ofertados aos alunos inscritos no programa Pré-Universitário, assim como os concluintes da 3ª série do Ensino Médio. “Nós vibramos com cada estudante que ultrapassou 800, 900 pontos e não foram poucos na nossa Rede Estadual. Isso diz muito do trabalho que a gente realizou no Preuni da Seduc e a sensação que a gente tem hoje é de dever cumprido”, finalizou.
A diretora do Pré-Universitário da Seduc, Gisele Pádua, destaca o diferencial na preparação para o Enem, enfatizando o compromisso dos professores como fator fundamental. O Pré-Uni se destaca pela presença de uma equipe fixa de professores articuladores, responsáveis por elaborar o material didático do programa, que atende tanto os alunos do programa quanto os da Rede.
Gisele Pádua ressalta o aumento nas notas de redação, especialmente nas notas mais altas, atribuindo isso às estratégias adotadas. “Além do aulão que ocorreu no Constâncio Vieira, reunindo 5 mil alunos em Aracaju, outra ação muito efetiva foi o ‘Red em Ação’. Conseguimos fazer uma redação ao vivo simulando tempo, com o tema inédito dado na hora. E, paralelo a isso, a gente teve um atendimento com os psicólogos e assistentes sociais do Programa Acolher, que fizeram o diferencial para que os estudantes entendessem e controlassem as suas emoções durante a realização da prova”, concluiu.
Sergipe
O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, expressou grande felicidade e orgulho pelos resultados dos alunos da escola pública sergipana no Enem. Zezinho, também, ressaltou a diversidade de municípios representados pelos alunos destacados, demonstrando a abrangência do sucesso educacional no estado.
“Foram mais de 200 alunos da rede com notas acima de 800, notas chegando a 980, de diversas escolas de todo o estado, da capital. Estão todos de parabéns. Ficamos muito felizes e compartilhamos essa alegria com o povo sergipano, porque eu tenho certeza que todo pai e toda mãe está feliz com os resultados desses jovens que nos engrandecem e que fazem uma história bonita do nosso estado. Lembrando que são os professores, os maiores inspiradores de todo esse sucesso”, enalteceu o secretário.