- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Fasc 2023 chega ao fim com sucesso de público em São Cristóvão
6 de dezembro de 2023 - 11:48, por Marcos Peris
Seguindo o êxito do Fasc 50 anos em 2022, o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) volta em sua 38ª edição, com 51 anos de história, ultrapassando as projeções de público e sem ocorrências registradas. O evento teve início em 1 de dezembro e encerrou no último domingo (3), contando diariamente com cerca de 50 mil pessoas movimentando as ruas da cidade.
Com todos os espaços amplamente ocupados, as manifestações artísticas e culturais do Fasc foram distribuídas por vários locais, incluindo espaços inéditos, como o Palco Mestre Neca, Palco dos Capuchinhos na Praça da Bandeira e o Samba na Bica, a Bica dos Pintos.
O Fasc 2023 contou com a participação de pessoas de todas as idades, diversas como sugere o tema do evento este ano “Somos múltiplos”. E, para garantir que todo o público presente pudesse desfrutar da festa, a Prefeitura de São Cristóvão fez um esforço para promover acessibilidade às pessoas idosas, gestantes, com deficiência e dificuldade de locomoção. Uma dessas ações foi a montagem de camarotes de acessibilidade. Os espaços ficam próximos aos palcos João Bebe Água e Frei Santa Cecília, e oportunizam a esse público acompanhar as atrações de maneira mais cômoda.
Para além desses espaço, foram disponibilizadas rampas de acesso, banheiros químicos adaptados, interprete de libras em alguns espaços e outras estruturas que oportunizam o acesso à cultura e lazer de todos os públicos. Além disso, no domingo, acontece a mostra de acessibilidade no Cine Trianon.
“A ideia é garantir a acessibilidade de todos ao festival. A gente vem tentando melhorar cada vez mais a acessibilidade no festival a cada ano, para que todas as pessoas possam ter acesso aos espaços do evento e apreciar a programação como um todo sem restrições”, afirmou a diretora de arte e cultura da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur), Elma Santos.
Para Marilene Santos e Josefina Santos, que foram juntas ao festival, o espaço foi importante para garantir tranquilidade para acompanhar a festa. “Achei tudo bem pensado. Assistimos tudo com conforto, tudo muito tranquilo. A organização foi excelente”.