- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Unidades escolares da região Centro-Sul são reconhecidas com o Prêmio Escola Destaque
21 de outubro de 2023 - 08:00, por Marcos Peris
Professores, alunos, gestores e especialistas em Educação lotaram o teatro Tobias Barreto, na terça-feira (17), para celebrar a escola pública na entrega da segunda edição do Prêmio Escola Destaque 2023 Ada Augusta Celestino Bezerra. Na ocasião, 33 escolas estaduais e municipais receberam o troféu, das quais 30 receberam também R$ 40 mil e três foram homenageadas por terem se destacado por dois anos consecutivos. Mais de 30 escolas com índices desafiadores receberam um incentivo de R$ 10 mil para continuar investindo na qualidade da Educação.
O Prêmio Escola Destaque é promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), e se configura como a maior premiação da Educação Pública Sergipana, referente à Educação Básica, cuja homenageada do ano foi a educadora Ada Augusta Celestino Bezerra.
O reconhecimento é fruto do Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa, por meio da lei que institui o programa ‘Alfabetizar pra Valer’, e por meio dos resultados alcançados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Sergipe (Idese).
Foram premiadas as escolas que se destacaram nos 2º anos do Ensino Fundamental. As quatro primeiras escolas com melhores índices são: Escola Municipal Professora Elinalda dos Santos, de Malhador, com 7,7; em segundo lugar, a Escola Municipal Dr. Pedro Soares, de Estância, com 7,2; o Colégio Estadual Josué Passos, de Ribeirópolis, com 7,1, em terceiro melhor índice, a Escola Estadual Rotary Clube, de Lagarto, com 7.1.
A diretora do Colégio Estadual Josué Passos, Maria José Rezende de Lima, destacou que o bom índice da escola é resultado de uma soma de esforços da comunidade escolar e, em especial, da participação da família na escola. “Temos excelentes profissionais comprometidos com a educação. Sempre buscamos a participação da família e, além disso, o programa ‘Alfabetizar pra Valer’ auxilia no processo constante de alfabetização”, destaca.
Escolas homenageadas
No segundo ato da premiação, o Governo de Sergipe foi além e premiou mais de 100 escolas que se destacaram nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e nas 3ª séries do Ensino Médio, além das diretorias regionais de educação e dos municípios com maiores índices.
“Estamos premiando 30 escolas de acordo com a Lei do ‘Alfabetizar pra Valer’, e mais de 100 escolas são agraciadas também com o prêmio. A ideia é que a gente possa reconhecer todo o esforço que é empreendido em prol da melhoria da educação. Não é só premiar a escola destaque, mas também lembrar que escolas têm desafios, e estimular a fazer um intercâmbio entre escolas destaques e escolas desafiadoras, porque a Educação é amiga e solidária. O que importa é o avanço de todos”, avalia o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral.
Além disso, o secretário Zezinho Sobral informou que o Governo de Sergipe envia um projeto de lei que amplia a premiação e cria a ‘Escola Nota 10’, com premiações para alunos destaques no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em olimpíadas científicas, além de professores e servidores da Educação.
Destaque Geral
No destaque geral por diretoria regional de educação, no 2º ano do Fundamental, foi premiada a Diretoria de Educação 7, com sede em Gararu, dirigida por Elaine Silva Melo Tomé. No 5º ano do Ensino Fundamental, em primeiro lugar ficou a DRE 2, sediada em Lagarto, representada pela professora Daniela Santos Silva. No 9º ano do Fundamental e na 3º série do Ensino Médio, novamente foi premiada a DRE 7, representada pela professora Elaine Tomé.
“A gente vem desenvolvendo um trabalho bom com professores e gestores, porque sem eles não conseguimos nada. Somos os primeiros lugares na Alfabetização e no Ensino Médio. Ainda há desafios e continuamos, porque não temos a média de excelência, mas vamos conseguir”, afirmou a diretora da DRE 7, professora Elaine Tomé.
Entre os municípios sergipanos, no topo ficou o município de Malhador, com índice 6,3, seguido por Pedra Mole, com 6,1, e Amparo do São Francisco, com 6,0. Representando os gestores municipais de Educação, a presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), professor Josevada Franco, ressaltou que um evento como esse comemora a educação sergipana, não importa se o cenário é estadual ou municipal. Ela parabenizou o Governo de Sergipe por realizar encontro como o prêmio, que, segundo ela, ressalta a “consagração do bem fazer, de uma educação de qualidade, focada na aprendizagem e, acima de tudo, na educação sergipana”.
No tocante às escolas destaques na classificação geral, etapa alfabetização 2º ano do Fundamental, o primeiro lugar da lista ficou com a Escola Municipal Professora Elinalda dos Santos, de Malhador, com 7,7; o segundo lugar a Escola Municipal Dr. Pedro Soares, de Estância, com 7,2 e o Colégio Estadual Josué Passos, de Ribeirópolis, em terceiro lugar, com 7,1.
Os destaques na classificação geral, anos iniciais 5º ano do Fundamental, em primeiro lugar a Escola Estadual Dr. Eronildes de Carvalho, de Canhoba, com 6,5; em segundo lugar, a Escola Rotary Clube, de Lagarto, com 6,4; em terceiro lugar, premiou a Escola Estadual Monsenhor Marinho, de Lagarto, com 6,2.
Entre as escolas destaques na classificação geral, anos finais, ou seja, 9º ano do Fundamental, em primeiro lugar ficou o Colégio Estadual Dr. Evandro Mendes, de Lagarto, com Idese 5,3; em segundo lugar o Centro de Excelência Epifânio Dória, de Poço Verde, com 5,2; em terceiro lugar o Centro de Excelência John Kennedy, em Aracaju, com 5,2.
Na classificação geral das 3ª séries do Ensino Médio, o Atheneu Sergipense, de Aracaju, ficou em primeiro lugar com 5,3 no Idese, seguido pelo Centro de Excelência Cleonice Soares da Fonseca, de Boquim, com 5,2; no terceiro lugar, o Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz, de Moita Bonita, com 5,2.
A aluna Crislainne Nascimento, da 3ª série do Centro de Excelência Cleonice Soares da Fonseca, representando todos os alunos da escola, disse que é um orgulho carregar a segunda melhor nota do Idese do estado no Ensino Médio. “Fico muito feliz por saber que estamos numa escola que se preocupa com qualidade. Fizemos parte deste momento e me sinto muito orgulhosa”, disse.
Emocionado, o diretor do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, Daniel Lemos, afirmou que a premiação é um reconhecimento e fechamento de ciclo de que as escolas precisam, já que mostra que a educação pública tem profissionais engajados, que formam gerações de alunos comprometidos e protagonistas. “Mostra que todos os desafios estão sendo cumpridos”, avaliou.