- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Samu 192 Sergipe participa de simulado em alusão à Semana Nacional de Trânsito 2023
16 de setembro de 2023 - 10:01, por Redação
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), participou da abertura da campanha ‘Eu sou o trânsito: mude de conduta, não vire estatística’, alusiva à Semana Nacional de Trânsito 2023, que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro. O objetivo é conscientizar a população acerca dos riscos e as consequências que os acidentes de trânsito trazem à sociedade. O lançamento, que contou com uma simulação de atendimento, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 15, no estacionamento do Teatro Tobias Barreto, em Aracaju.
O evento foi uma iniciativa do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) e do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE). Além do Samu 192 Sergipe, também apoiam a campanha o Grupamento Tático Aéreo (GTA), o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), a Delegacia Especial de Delitos de Trânsito, o Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), o Instituto Médico Legal (IML), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (capital e interior) e o Grupo Energisa.
O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, destacou a importância de promover uma simulação realística para que as pessoas possam se conscientizar a respeito dos acidentes de trânsito. “O visual impacta muito, e é necessário que as pessoas saibam que os acidentes envolvendo motos ou carros são os que mais trazem consequências, seja para o acidentado, para a sociedade, e até mesmo para o sistema de saúde que, muitas vezes, se vê tensionado nos nossos hospitais”, abordou o secretário.
O Samu 192 Sergipe tem a função de realizar o atendimento principal, conhecido como pré-hospitalar. Ao chegar no local do acidente, o serviço presta o atendimento e classifica o grau de prioridade para poder encaminhar para a unidade mais apropriada dependendo da situação do paciente. O superintendente do serviço e especialista em Urgência e Emergência e Metodologias Ativas da Aprendizagem, Dênison Pereira, explicou que o simulado teve situações para exemplificar como ocorre o atendimento prestado pelo Serviço.
“Dentro desse programa do simulado, o Samu 192 Sergipe vai ser acionado para atender quatro vítimas que sofreram uma colisão de carro e bicicleta, em que uma das vítimas vai estar em óbito na cena, uma vítima grave, uma intermediária e uma não grave. O serviço vai ser uma das primeiras equipes que vai chegar na cena para fazer o atendimento das vítimas, realizando a triagem. Uma das vítimas, de estado intermediário, vai ser conduzida para o Huse”, explicou o superintendente.
Segundo dados da Central de Regulação de Urgências, de 1º de janeiro a 13 de setembro de 2023, entre os 33.279 atendimentos realizados pelo serviço, 2.086 são vítimas de acidentes de moto, 1.538 de colisão entre carro e moto e 1.424 atendimentos para vítimas de colisão de moto e moto, atropelamento, capotamento e colisão entre carro e carro.
Atendimento no Huse
“O Huse possui em seu DNA, a proposta de acolher essas vítimas. Todos os dias, e a todo momento, as equipes estão unindo esforços para atender essa demanda de acidentes. É de suma importância que o indivíduo use os equipamentos de proteção, respeite o limite de velocidade, não dirija caso ingira bebidas alcoólicas. Temos que melhorar muito nossa educação no trânsito”, frisou o secretário Walter Pinheiro.
O hospital que mais recebe vítimas de acidentes é o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), unidade gerenciada pela SES. Em 2023, de 1º de janeiro a 13 de setembro, o hospital atendeu 3.795 pessoas vítimas de acidentes de trânsito, sendo 2.796 envolvendo motocicletas. No ano de 2022, atendeu 3.943 casos no geral e 2.890 vítimas de acidentes com motocicletas. Isso corresponde a uma redução de 3,7% em acidentes de modo geral e uma diminuição de 3,2% em casos de motocicletas. Vale ressaltar que, em 2023, os acidentes envolvendo motocicletas representam 73,6% de todos os sinistros de trânsito registrados no Huse.