- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Violência política contra as mulheres
16 de agosto de 2023 - 11:21, por Marcos Peris
Por Maiara Gonzaga\advogada criminal
Recentemente, Sergipe se horrorizou com as cenas e falas deploráveis patrocinada pelo vereador Tobiense Gilson Ramos, conhecido como Gata Amarrada. A casa Legislativa da Capital Nacional do Bordado (TOBIAS BARRETO), foi lamentavelmente palco de mais um triste caso de violência politica contra as mulheres.
Não bastasse ter chamado uma ministra, de pasmem “cachorra”, o abrupto vereador persegue, interrompe e tenta descredibilizar e intimidar a também Vereadora Elisangela Campos, parlamentar esta que se opôs as falas chulas e misóginas proferidas por Gata Amarrada.
Todo esse cenário vil que presenciamos em Tobias Barreto, escancara mais ainda a necessidade urgente de termos mais politicas públicas em incentivo das mulheres na ocupação dos espaços políticos. Em pleno século XXI, é estarrecedor presenciarmos tais fatos.
Não estamos apenas diante de uma violência política de gênero, é uma falta de decorro parlamentar e liturgia, visceral por parte do nobre vereador, que de nobreza aparentemente não entende e não aprendeu nada.
Em qualquer parlamento e democracia seria e respeitável, o S.r. Gilson Ramos, responderia perante o Conselho de Ética, após lhe ser garantido o contraditório e ampla defesa, deveria ser cassado.
A casa do povo de Tobias é reflexo de todo retrocesso politico que vivemos durante os últimos anos, vivemos em um dos países de menor representatividade feminina na política, muito embora sejamos maioria do eleitorado. Sergipe no ano de 2018 não elegeu nenhuma mulher para o congresso Nacional, o menor Estado brasileiro veio ter representantes mulheres no congresso em 2022, com as eleições da deputada Iandra de André e da delegada Katarina Feitosa, mesmo assim ainda somos minorias no quesito representatividade.
O que leva um vereador que deveria ter o mínimo de liturgia, sensatez e educação fazer uso dos microfones da Câmara Municipal para atacar a honra de uma ministra e de sua própria colega? seria a certeza da impunidade? uma coisa é certa, o povo bom e honroso de Tobias Barreto não deve aceitar esse tipo de espetáculo repulsivo, que mais se assemelha a um “teatro de horrores”
Gilson Ramos, certamente não representa as vozes da rua, a vontade do povo, muito embora eleito para tal.
Tenho convicção que Tobias Barreto, não só o grande poeta, mas todo o seu povo é solidário a vereadora Elisangela Campos, A ELA RESERVAREMOS AS LUTAS E GLORIAS DE ÁRDUAS BATALHAS, A GATA AMARRADA A HISTÓRIA E O TEMPO SERÃO IMPLACÁVEIS EM RESERVAR O ESQUECIMENTO E TODO ESGOTO, PORQUE É NO ESGOTO DA HISTÓRIA E DA SOCIEDADE QUE DEVEM FICAR PENSAMENTOS E IDEAIS REACIONÁRIOS, MISÓGINOS E QUE NÃO COMPACTUEM COM O MÍNIMO DE RESPEITO E CIVILIDADE DEMOCRÁTICA.
Por hora, presento toda minha solidariedade como mulher e advogada a ilustre Vereadora Tobiense Elisangela Campos.