‘Ipes até Você’ oferece acolhimento e ações preventivas ao servidor público estadual

14 de agosto de 2023 - 08:31, por Marcos Peris

O Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) encerrou na Secretaria de Estado da Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc) o ciclo de ações de saúde preventiva realizado nos órgãos públicos estaduais, na capital. Ao todo, 14 órgãos públicos estaduais foram contemplados pelo programa ‘Ipes até Você’ e 1.718 pessoas foram atendidas.

Em outubro, o programa segue até o interior do estado com o mesmo propósito de levar ao trabalhador alguns serviços prestados pela autarquia, como vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, consulta com nutricionista, agendamentos, entre outros. O objetivo do projeto é aproximar as ações do Ipesaúde do servidor público estadual.

O servidor da Sejuc Leno Santos Menezes trabalha no setor de TI e se predispôs a dar suporte à ação, mas acabou, também, usufruindo dos serviços prestados. “Vim para dar suporte, mas aproveitei para conferir como está minha saúde. Inclusive minha pressão estava alta. Fiquei surpreso! Já marquei o cardiologista aqui mesmo”, disse o servidor, ao acrescentar que atualmente não pratica tanta atividade física quanto antes, devido à rotina atribulada. “É um evento maravilhoso, porque trazer o Ipes para cá, para dentro da Sejuc, nos ajuda a atualizar as vacinas. Plantonistas como eu têm o tempo corrido e na nossa folga priorizamos o descanso. Foi uma ótima ideia!”. A opinião é compartilhada pela estagiária Amanda de Sá, que tomou a vacina bivalente contra a Covid-19. “Às vezes a gente se apega à rotina de trabalho e não se preocupa tanto com a própria saúde”, considerou.

A secretária da Sejuc, Viviane Pessoa, prestigiou o último dia da primeira fase do programa e agradeceu à organização do Ipesaúde. A gestora lembrou que o Brasil oferta vacinas gratuitamente, fazendo um trabalho de referência no mundo. “Nem todos os países disponibilizam as vacinas gratuitamente. É um sistema que é referência em todo o mundo! Estarmos no nosso local de trabalho e podermos receber a vacinação é um trabalho importante, porque cuida da saúde do servidor, evita o deslocamento, traz o zelo até nós. É cuidado e valorização! Que isso se repita! Parabenizo os idealizadores do programa e toda sua equipe de profissionais que vêm aqui e se dedicam no cuidado do servidor”, disse a secretária, após aferir glicemia, pressão arterial e atualizar o cartão de vacinação.

Ipes até Você

O ‘Ipes até Você’ é uma ação permanente que tem sido muito bem recebida pelos usuários e bem avaliada pelos coordenadores do projeto. Seu propósito é aproximar a autarquia do servidor estadual, por meio de ações que cuidam dos homens e mulheres do funcionalismo público em Sergipe. São serviços que vão desde a aplicação de vacina à aferição de pressão arterial, consulta com nutricionistas, agendamento de consultas, cadastro na rede de beneficiários e, sobretudo, esclarecimento de dúvidas quanto ao novo Projeto de Lei aprovado recentemente de reestruturação do Ipesaúde, com informações sobre sua importância para que o instituto continue sendo um benefício que presta serviços de qualidade ao servidor estadual. 

“Com a ação levamos um pouquinho do Ipes até o beneficiário. São prestados serviços de aferição de pressão, de glicemia, de IMC, orientações nutricionais, vacinação, através da parceria com a Secretária Municipal de Saúde, orientações com relação ao cadastro dos beneficiários, sobre a Lei nova, que já está em vigor desde julho, enfim. Alguns beneficiários não conseguiriam ir à nossa sede por conta do seu dia a dia corrido, então a gente traz até eles, no espaço de trabalho. Ainda não temos data definida, mas estamos nos planejando para levar o ‘Ipes até Você’ para o interior do estado”, disse Priscila Kitawara Mitidieri, diretora de Promoção à Saúde, do Ipesaúde. 

Por onde passou

O ‘Ipes até Você’ começou em 22 de maio e passou por 14 entidades públicas. Foram contempladas pela ação as secretarias de Estado da Administração, da Fazenda, da Agricultura, da Justiça e Cidadania, da Educação, da Segurança, da Assistência Social, do Desenvolvimento Econômico, além do Tribunal de Justiça, Detran, Emdagro, Polícia Militar, Associação dos Oficiais e Procuradoria Geral do Estado. Neste ciclo, foram atendidas 1.718 pessoas, entre elas, 1.060 foram vacinadas contra hepatite B, Covid-19, tríplice viral, difteria/tétano e influenza, além de 30 novas adesões ao benefício e, por fim, 658 atendimentos nutricionais.

Durante a passagem pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), o vigilante Carlos Magno mediu a glicemia e a pressão arterial. “Como a pressão estava um pouco alta, recebi algumas orientações para o controle. É sempre bom participar de ações como essas, justamente para ver como anda a nossa saúde”, disse. 

O procurador Pedro Dias de Araújo Júnior elogiou a ação na Procuradoria Geral do Estado de Sergipe (PGE). “É importante porque ajuda a trazer alguns alertas. Se não cuidamos com certa antecedência, lá na frente podemos ter maiores dificuldades”, alertou. “Seria muito bom que continuasse sempre assim, vindo aqui pelo menos uma vez ao ano, a gente agradece!”, pleiteou Nelsimar da Rocha Matos, servidor do setor Fiscal da PGE.

A servidora Ana Maria Lima do Nascimento, que trabalha na Divisão de Compras da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), classificou a ação como oportuna, já que aproveitou para atualizar as vacinas e aferiu pressão e glicemia. “Para nós que trabalhamos dois turnos e não temos tempo de ir ao Ipes foi uma excelente oportunidade! Às vezes ficamos tão envolvidos no trabalho que perdemos as informações sobre como nos cuidar”, opinou a servidora, que é diabética e hipertensa. Na ação ela descobriu que a glicemia estava controlada, mas apresentou pressão alterada.

Emanuel Ferreira é escrivão de polícia e prestigiou o ‘Ipes até Você’ durante a passagem da equipe pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE). “No local de trabalho é o ideal, porque nos dá a oportunidade de sermos imunizados, que foi o meu caso. Inclusive, sugiro que outras ações como esta continuem acontecendo”, estimulou. 

Serviços

Por entender que o servidor público muitas vezes acaba deixando para depois os cuidados com a própria saúde, em razão da rotina diária, a administração do Ipesaúde decidiu levar alguns serviços até o local de trabalho desses trabalhadores. Em média, o programa leva até as secretarias, órgãos e autarquias do estado cerca de oito profissionais de saúde e três administrativos, para ofertar atendimento de vacinação, orientações nutricionais, aferição de pressão arterial, glicemia e Índice de Massa Corporal (IMC), cadastro de novos beneficiários, agendamento de consultas na rede própria, informações sobre o novo PL, impressão e renovação de carteirinhas e segunda via de boletos. O número de profissionais no atendimento varia de acordo com o tamanho da secretaria.

Os interessados em aderir ao Ipesaúde devem levar um contracheque atualizado, juntamente com um documento com foto e comprovante de residência. A adesão é feita no mesmo local onde são realizadas as campanhas. 

No serviço de orientação nutricional, por exemplo, o funcionário passa por uma avaliação breve para aferição arterial, avaliação do índice de massa corporal e recebe orientações do nutricionista. Caso seja verificado algum problema que demande mais cuidado ou alguma alteração dos sinais vitais, o paciente é encaminhado para um agendamento no Centro de Atendimento de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde.

Durante a ação realizada na Codise, a servidora Odarineide Oliveira focou sua atenção nas avaliações do nutricionista. “Achei o trabalho maravilhoso, que pensa no funcionário, em sua qualidade de vida. Eu estava com o cartão de vacina atrasado e tomei as doses contra a hepatite, tétano, e aproveitei para conferir a pressão, glicose e agora, a etapa da nutrição. Será muito benéfico para mim, porque preciso saber como eu estou”, avaliou a presidente da Associação dos Empregados da Codise.

Os serviços do ‘Ipes até Você’ estão dispostos para todos que trabalham nos órgãos e secretarias da administração pública estadual, independentemente de sua vinculação. Priscila Ribeiro, por exemplo, é trabalhadora terceirizada e aproveitou a ação para fazer um check-up. “Fiquei sabendo que eles estariam aqui com um nutricionista, então aproveitei. Medi minha pressão, a glicose, conferi minha altura, peso. Só não vacinei porque estou com todas atualizadas. Ações deste tipo são boas, porque, além de aproximar, nos ajudam, porque às vezes nos passamos, na correria do dia a dia. Adorei!”, aprovou a funcionária, revelando que estava desde o final do ano passado sem conferir a saúde.Saúde

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br