- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
I Simpósio de Pesquisa Clínica e Inovação Tecnológica do HUL-UFS discute soluções e práticas em atendimento à saúde
9 de agosto de 2023 - 10:01, por Marcos Peris
Inovar em saúde com novas soluções e práticas que impactem de forma positiva na vida do paciente. Esse foi um dos propósitos do I Simpósio de Pesquisa Clínica e Inovação Tecnológica do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS;Ebserh), realizado ao longo dessa segunda-feira (7), no auditório do Centro de Simulações do Campus UFS Lagarto, contando com palestras, apresentações de resultados de pesquisa e menção honrosa concedida a pesquisadores, preceptores e docentes.
Na mesa de abertura, o superintendente do HUL-UFS, professor Manoel Cerqueira Neto; o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFS, professor Lucindo Quintans; a diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da Ebserh, Cristiane Carvalho Melo; o coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde da Ebserh, Felipe Santa Rosa Roitberg; a gerente de Ensino e Pesquisa do HUL-UFS, professora Evelyn Machado; o diretor em exercício do Campus UFS Lagarto, André Sales Barreto; o chefe do setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do HUL-UFS, Rafael Pinto Lourenço; a coordenadora em exercício do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde da UFS, Kelly da Silva; e a chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do HU-UFS, Géssica Uruga Oliveira.
“O evento trouxe a oportunidade de ampliar o diálogo entre a comunidade acadêmica e as pesquisas que são realizadas dentro dos hospitais universitários da UFS, sendo a Ebserh um grande parceiro para o desenvolvimento desses estudos”, ressaltou o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFS, professor Lucindo José Quintans Júnior. “Portanto, o evento valoriza a ciência produzida e o diálogo entre os principais atores”, observou. “Assim, parabenizo o HUL e a Ebserh pela iniciativa deste evento e por ele ter sido realizado com grande participação de nossos estudantes”, complementou.
Programação
No período da manhã foram abordados os temas “Ações de Pesquisa e Inovação em Saúde na rede Ebserh”; “Introdução à Pesquisa Clínica; “Boas Práticas Clínicas: principais recomendações”; “Fluxo Ético-Regulatório da Pesquisa Clínica”; e “Gerenciamento e Estruturação de Centros de Pesquisa Clínica”. Já no período da tarde foram abordadas as seguintes temáticas: “Introdução a Inovação Tecnológica”; “Apresentação do Núcleo de inovação e empreendedorismo em saúde de Lagarto – NIESL”; “Inovação com Ciência de Dados”; e “Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologia em Saúde – REBRATS”.
Do SUS para o SUS
Na abertura do evento, a diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da Ebserh, Cristiane Carvalho Santos Melo, lembrou que o incentivo à pesquisa e inovação é uma das prioridades da Ebserh. “É através da pesquisa que a gente faz a diferença no dia a dia da assistência”, referiu. “O objetivo e propósito é que todas as ações estejam voltadas para a formação de profissionais do SUS e para o SUS”, disse. A gestora parabenizou o HUL pela realização do evento. “Primeiro simpósio e já com uma grade de palestrantes importantes para a formação de profissionais e estudantes, trazendo uma diversidade de temas abordados sob diversos olhares e focados na inovação e em temáticas importantes para o crescimento da equipe”, destacou.
Felipe Santa Rosa Roitberg, coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde da Ebserh, avaliou que a iniciativa se configurou como um marco institucional para o HUL-UFS e também para a empresa pública. “O evento impressiona ao trazer renomados pesquisadores da casa, refletindo criticamente sobre o papel da pesquisa e inovação contextualizada com as necessidades da população e a relevância que tiveram em âmbito nacional, especialmente durante a pandemia da Covid-19”, enfatizou. “A motivação da plateia composta em sua maioria de jovens pesquisadores, em alinhamento com pesquisadores seniores de altíssimo nível nos leva a imaginar que o Centro de Pesquisa Clínica de Lagarto tende a crescer em publicação e geração de recursos humanos”, disse.
Assistência, ensino e formação
O superintendente do HUL-UFS, professor Manoel Cerqueira Neto, lembrou que ao longo do funcionamento do hospital ao longo dos últimos cinco anos a unidade sempre teve como norte e missão as vertentes do ensino e da assistência. “Esse momento é um marco, porque trazemos para realidade do HUL a discussão da forma de construir e fazer pesquisa frente a realidade do hospital, aprimorando assim processos de trabalho, protocolos, fluxos e intervindo na realidade do atendimento ao público”, observou.
“Para a gente foi um grande orgulho vivenciar esse momento e em especial receber a diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação, como também a coordenação de Gestão de Pesquisa Clínica e Inovação Tecnológica em Saúde da Ebserh, participando e contribuindo com o sucesso que foi esse nosso primeiro simpósio”, destacou o superintendente.
O chefe do setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do HUL e gestor responsável pela coordenação do simpósio, Rafael Pinto Lourenço, ressaltou a importância do evento para a prática de pesquisa e inovação tecnológica no Hospital Universitário de Lagarto. “Fortalecendo a relação com a UFS e capacitando alunos, residentes, discentes e colaboradores, com excelentes discussões sobre a temática”, concluiu.
“O Simpósio de Pesquisa e Inovação Tecnológica foi o primeiro evento do HUL sobre pesquisa e inovação tecnológica reunindo professores renomados da UFS no cenário da pesquisa nacional e internacional, alunos e profissionais da Ebserh”, observou por sua vez a gerente de Ensino e Pesquisa do HUL-UFS, professora Evelyn Machado. “Foi um importante momento para apresentar as ações do setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica (SGPIT) do hospital no desenvolvimento de pesquisas por nossos alunos e residentes, que certamente contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico e para soluções em saúde voltadas para a população atendida pelo hospital universitário”, disse.
Menção honrosa e homenagens
O evento foi encerrado no final da tarde com menção honrosa conferida a pesquisadores e gestores que contribuíram para o fortalecimento da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico no HUL-UFS. Foram agraciadas a Dra. Izadora Menezes Barros (pesquisas em Farmácia Clínica e orientação na Residência Multiprofissional); Dra. Telma Cristina Fontes Cerqueira (pesquisas em funcionalidade do doente crítico, e orientação na área de Fisioterapia na Residência Multiprofissional e de bolsistas do PIC e PIT/HUL/UFS/Ebserh); e Dra. Larissa Andrade (pesquisas em fisioterapia respiratória e inovação tecnológica e orientação no PIT/HUL/Ebserh).
Dra. Anny Giselly (pesquisas em Saúde Mental, Segurança do Paciente e Assistência de Enfermagem e orientação na Residência Multiprofissional no PIC/HUL/UFS/Ebserh); Dr. Damião Araújo (pesquisas em Sistematização da Prática de Enfermagem e Iinovação Tecnológica e orientação no PIT/HUL/UFS/Ebserh); Dr. Eduesley Santana (pesquisas em Cuidados Críticos na Enfermagem e orientação na Residência Multiprofissional); Dra. Fernanda Gomes (pesquisas em Cuidados Críticos na enfermagem e orientação no PIC/HUL/UFS/Ebserh); e Dra. KELLY DA SILVA (pesquisas na área de Fonoaudiologia).
Também foram alvo de homenagem Dra. Danielle Ramos Domenis (pesquisas na área de fonoaudiologia e coordenação do Programa de Residência Multiprofissional); e Dr. Fernando Every (pela contribuição ao Ensino e à Pesquisa no HUL). Também foi conferida menção honrosa a todos os residentes, preceptores e docentes da COREMU – UFS e COREME – HUL/UFS.