- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Kaique Freire: “Estou à disposição do grupo e com muito gás e disposição para enfrentar novos desafios”
6 de agosto de 2023 - 17:24, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
A entrevista da semana no Portal Lagarto Notícias é com o vereador de Estância e líder do prefeito Gilson Andrade (PSD) na Câmara Municipal, Kaique Freire (PV).
PLN – Qual a trajetória de vida do vereador Kaique Freire?
Kaique Freire – Estanciano nato, eterno estudante, militante social, radialista. Literalmente apaixonado pela vida.
PLN – Como surgiu o interesse pela política?
KF – Desde cedo, ainda criança, gostava de assistir os horários eleitorais na TV, era o melhor conteúdo para mim.
PLN – Qual trabalho o senhor desenvolveu para conquistar uma vaga na Câmara de Estância?
KF – Sou militante social, atuei na UJS, Unegro, criei junto a alguns amigos o movimento voz da juventude, que posteriormente passou a ser um programa de rádio comunitária. Realizei diversos eventos, seminários, blocos e ações enquanto ativista. Disputei a primeira eleição de vereador em 2016, antes disso tive uma passagem no gabinete do então deputado padre Inaldo. Também colaborei na gestão pública como gestor municipal de juventude, presidente de conselho, membro do fórum nacional de gestores de juventude. Sou, inclusive, um aprendiz e fascinado pelo assunto quando o tema é gestão.
PLN – O prefeito Gilson Andrade lhe escolheu para liderar a bancada dele no poder legislativo. Como tem desenvolvido esse trabalho?
KF – Uma tarefa que recebi com muita responsabilidade e humildade. Sou vereador de primeiro mandato, na bancada temos experientes colegas, procuro lidar da forma mais transparente possível, sempre levando em conta o entusiasmo dos novatos e a experiência dos veteranos. De forma externa, também tenho procurado deixar o diálogo sempre aberto com os diversos segmentos da sociedade que nos aciona para discutir situações múltiplas.
PLN – Qual tem sido o relacionamento entre os poderes executivo e legislativo?
KF – Temos 15 vereadores, 02 são da oposição e outros 13 fazem parte da bancada de situação. O diálogo tem prevalecido, temos tido uma boa relação e o parlamento tem colaborado para a aprovação de leis e demais projetos importantes para o nosso município.
PLN – Qual avaliação o vereador Kaique faz da gestão de Gilson Andrade?
KF – Uma gestão responsável na ótica administrativa, ética no aspecto moral, de gabinete portas abertas para a construção coletiva. Temos muitas obras, estas não somente de cimento, como também no sentido social.
PLN – O senhor acredita em renovação na Câmara Municipal no próximo ano?
KF – Sim, é natural que tenhamos, sobretudo que a nova legislação eleitoral é muito complexa e precisamos está atentos na formação dos partidos. Será uma grande missão para todos, sejam novatos ou os que já possuem mandato. Hoje, acreditem, a boa escolha do partido, chapa, é 50% da eleição.
PLN – O senhor é candidato à reeleição ou pretende tentar um voo mais alto em 2024?
KF – Essa decisão será dialogada com o agrupamento, não está tarde, nem também cedo, mas não cabe agonia. Tudo se resolverá. Estou à disposição do grupo e com muito gás e disposição para enfrentar novos desafios. Como diz a música: Pronto, preparado e querendo (risos!)
PLN – O senhor é filiado ao PV, pretende continuar ou almeja mudar de partido durante a janela partidária no próximo ano?
KF – É grande a probabilidade de deixar a sigla. Sou do agrupamento de Jorginho Araújo, minha intenção é ir para um partido da base aliada de Fábio Mitidieri e Edvaldo Nogueira.
PLN – Com relação ao programa de rádio Fala meu Povo, como surgiu a ideia de fazer o rádio-jornalismo?
KF – Com o intuito de ficar ainda mais próximo dos munícipes, ouvir seus reclames, sugestões, buscar soluções. Através do programa levamos informações relevantes com quadros e entrevistados qualificados. A rádio Rio FM tem grande audiência também em outras cidades da região, a frequência é muito boa. Tem sido massa!
PLN – Qual mensagem Kaique Freire deixa para à população da Cidade Jardim?
KF – Sou um soldado desse povo que me deu a grande dádiva de ser um dos seus representantes no poder legislativo. A cada dia procuro me reinventar, atuar de forma transversal, corresponder as expectativas. Não é fácil, uma tarefa árdua, mas sinto-me extremante lisonjeado e feliz. Trabalhar em prol do lugar que nasci e amo é um sentimento inexplicável. Darei sempre o meu melhor!