- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Saúde investiga caso suspeito de mormo em uma mulher em Lagarto
1 de agosto de 2023 - 10:45, por Marcos Peris
Nesta segunda-feira (31), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou que investiga um caso suspeito de mormo em uma mulher no município de Lagarto. Com o alerta, foram divulgadas formas de prevenção da doença.
Mormo, também conhecido como lamparão, é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Burkholderia mallei e afeta principalmente equinos (cavalos, burros e mulas), mas também pode ser transmitida a outros animais, como cães, gatos e bois, além de humanos. A transmissão ocorre através do contato direto com secreções ou excreções de animais infectados, como saliva, urina, fezes e pus.
De acordo com a gerente de Endemias da SES, Sidney Sá, os casos podem ocorrer durante atividades relacionadas ao manejo desses animais. “É uma zoonose que é transmitida de animal para o humano e por isso devemos ter cuidado, principalmente os profissionais que trabalham diretamente com equinos”, explicou.
Atenção também aos profissionais que trabalham expostos no tratamento desses animais, que devem estar munidos com o Equipamento de Proteção Individual (EPI), como luvas, macacão, máscara, óculos e avental adequados. “Caso o animal apresente algum sintoma característico da doença de mormo, é fundamental que os serviços da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural sejam acionados”, completou Sidney.
Nos humanos, a doença pode causar febre, tosse, dor no peito, dificuldade para respirar, dores musculares, manchas na pele e até morte.
Caso suspeito
A paciente está sendo acompanhada por infectologista e já passou por exames laboratoriais. Seu quadro clínico é considerado bom, mas ela segue internada e isolada no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) até a conclusão do resultado final dos exames.