- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Professora da Ages tem artigo publicado em revista da USP
27 de julho de 2023 - 10:21, por Marcos Peris
A professora do Centro Universitário Ages (UniAges), doutora em Educação, Karina Sales Vieira, publicou recentemente, o artigo “Relação com o saber em aulas remotas: uma pesquisa com universitários em tempos de pandemia”, na Revista “Educação e Pesquisa” da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). O artigo foi construído em co-autoria com o professor e pesquisador Bernard Charlot e a professora Veleida Charlot, entre 2020 e 2021.
“Na minha condição de pesquisadora da Relação com o Saber, o contexto da Covid-19 atrelado às vivências como docente, no novo formato de aula que emergia, despertaram curiosidades epistemológicas e empíricas sobre os sentidos atribuídos pelos estudantes acadêmicos da Ages às aulas remotas no contexto da doença, evidenciando seus sofrimentos, mobilizações e aprendizados”, explicou Sales.
Então, em 2021, os pesquisadores iniciaram a coleta de dados e por alguns meses seguiram debruçados na escrita desse artigo publicado pela Revista “Educação e Pesquisa” da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), com Qualis A1 (classificação mais elevada que um periódico pode receber).
Os resultados da pesquisa apontaram que a mobilização dos estudantes para continuar estudando vem do desejo de não querer trancar o curso, pois ainda veem a universidade como uma oportunidade para alcançar um futuro bem-sucedido. Além disso, mais da metade dos estudantes adaptaram-se bem ao novo modelo (55%). Entretanto, 81% ainda preferem o presencial.
“Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes sofrem com o distanciamento social e com transtornos psicológicos, sobretudo, a ansiedade. Nessa perspectiva, o artigo expressa importante contribuição para os estudos que refletem sobre a educação no contexto da pandemia, especialmente, sob o olhar da teoria Relação com o Saber, tanto que a Comissão Editorial indicou o artigo para ser destacado com press release”, disse a doutora em Educação.
Para a professora Karina Sales, a publicação fortalece a pesquisa na instituição e incentiva novas produções. “É muito importante o incentivo do tripé ensino-pesquisa-extensão na carreira docente, principalmente dentro de um centro de ensino e da sociedade como um todo”, pontuou a docente.
Para ler o artigo completo, acesse a plataforma da SciElo.