- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
HU de Lagarto discute boas práticas de conduta, liderança e gestão em evento promovido pela Corregedoria-Geral
8 de julho de 2023 - 08:11, por Marcos Peris
O HU-UFS e o HUL-UFS, vinculados à Rede Ebserh, receberam a série “Diálogos Correcionais”, uma iniciativa de palestras e capacitação promovida pela Corregedoria-Geral da Ebserh, com o objetivo de fortalecer as competências de todos os servidores nas melhores práticas que envolvem conduta, disciplina, liderança e gestão no âmbito da ideia de correição.
Durante a programação, os participantes ouviram falas do corregedor-geral da Ebserh, Ricardo Gomes, e do ouvidor-geral da Ebserh, Diego Rezende, numa dinâmica de quatro encontros em cada um dos hospitais: um momento com os gestores; um bate-papo com os empregados; uma reunião com os membros de comissões disciplinares; e uma conversação com a ouvidoria e a auditoria das unidades hospitalares.
De acordo com o corregedor-geral da Ebserh, Ricardo Gomes, o projeto busca impactar positivamente na promoção de boas condutas dos empregados e aperfeiçoar os processos disciplinares da Rede. “Pretendemos colher bons frutos desse projeto, que nos permitirá criar uma bandeira correcional com a ampliação de uma estrutura para todas as filiais da Ebserh, a fim de diminuir o número de processos correcionais e aumentar o nível de conscientização do corpo funcional. Isso terá impacto direto na melhoria do clima organizacional, dos resultados dos hospitais e do atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde [SUS]”, detalha.
No HU-UFS
Aracaju (SE) – Na última terça-feira, 4, o HU-UFS iniciou a programação pela manhã com o workshop “Processos apuratórios na Rede Ebserh”, destinado aos membros de comissões disciplinares. À tarde, diversos servidores reuniram-se no Auditório do Anexo Hospitalar II para a palestra intitulada “Conduta e disciplina nos hospitais universitários.
Na quarta-feira, 5, o HU-UFS reuniu os gestores para duas palestras direcionadas aos líderes: “O papel da Ouvidoria no âmbito da Rede Ebserh” e “Liderança, gestão e disciplina na Rede Ebserh”. No período da tarde, a visita foi encerrada com um encontro entre os gestores nacionais da Ebserh e o ouvidor e a auditora do hospital.
Para o superintendente do HU-UFS/Ebserh, Dalmo Correia Filho, a ação contribui para melhorar o serviço prestado pelos hospitais. “É aqui, na ponta, que o SUS se faz completo. Por isso, é relevante que todos nós servidores saibamos que a correição não deve ser vista como punição. A ideia é sempre orientar e educar para que as decisões tomadas no dia a dia sejam as mais acertadas”, destacou.
A chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HU-UFS/Ebserh, Genilde Gomes, classificou como positivo o estreitamento das relações entre os hospitais universitários e a Corregedoria-Geral. “Sempre precisamos de subsídios para melhorar a nossa performance como gestor. Além disso, pelo lado do empregado, é de extrema sensibilidade esse olhar para o colaborador que tem dúvidas e angústias e precisa ser ouvido”, ponderou.
No HUL-UFS
Lagarto (SE) – Nesta quinta-feira, 6, o HUL-UFS recebeu a mesma programação do HU-UFS com algumas alterações na ordem de realização. Pela manhã, aconteceu o encontro com os gestores para as duas palestras dirigidas aos líderes: “O papel da Ouvidoria no âmbito da Rede Ebserh” e “Liderança, gestão e disciplina na Rede Ebserh”. À tarde, os servidores compareceram ao Auditório do Centro de Simulações e Práticas (Censip), no Campus da UFS, para a palestra “Conduta e disciplina nos hospitais universitários”. Para aqueles que não puderam ir presencialmente, foi disponibilizada transmissão ao vivo do evento. Em seguida, os gestores nacionais da Ebserh encontraram-se com a ouvidora e o auditor da unidade hospitalar.
Nesta sexta-feira, 7, a visita termina no HUL-UFS com o workshop “Processos apuratórios na Rede Ebserh”, que visa capacitar os membros de comissões disciplinares.
A superintendente substituta do HUL-UFS, Camilla Santana, frisou que o projeto está alinhado com a estratégia da nova gestão da Ebserh de visitar todas as unidades hospitalares. “A realidade do hospital é muito dinâmica. Receber o corregedor-geral e o ouvidor-geral esclarecendo dúvidas quanto ao papel da ouvidoria, liderança, gestão e disciplina trouxe grandes ponderações e reflexões para toda a gestão do HUL-UFS e à forma de atuação de todos em situações diversas”, resumiu a gestora.
Presente à palestra, a chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem do HUL-UFS/Ebserh, Andria Almeida, disse ter se sentido gratificada com o evento. “É muito importante entendermos mais sobre como lidar no dia a dia com esses processos correcionais, inclusive para empreendermos outras tentativas de solução de problemas antes de qualquer tipo de investigação ou processo administrativo”, comentou.
Participação da Ouvidoria Geral
Como parte do encontro pensado para os gestores de ambos os hospitais, o ouvidor-geral da Ebserh, Diego Rezende, ministrou a palestra “O papel da Ouvidoria no âmbito da Rede Ebserh”. Para ele, a proposta pretende fortalecer a atuação das áreas de integridade da empresa no combate a todas as formas de assédio, discriminação e preconceito.
“Nessas conversas, conseguimos reforçar o papel da ouvidoria entre os líderes dos hospitais como área de acolhimento e escuta qualificada. Quando conversamos com gestores, conseguimos discutir propostas de melhoria dos serviços para os nossos usuários e empregados. A Administração Central da Ebserh quer conhecer cada vez mais as realidades locais e se aproximar das áreas de integridade para uma atuação sempre em rede”, explicou o ouvidor-geral.
Sobre os “Diálogos Correcionais”
O projeto “Diálogos Correcionais”, conduzido pela Corregedoria-Geral, compreende dois dias de encontros e palestras em cada uma das unidades hospitalares vinculadas à Ebserh para falar sobre apuração correcional com gestores e trabalhadores. O HU-UFS e o HUL-UFS foram o oitavo e o nono a serem visitados, respectivamente.
Até o final de 2024, a Corregedoria-Geral pretende levar a ação para todos os hospitais da Rede Ebserh.