- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Maquiagem: Após polêmicas com produto de influencer, especialista destaca cuidados na hora de escolher a melhor base
29 de março de 2023 - 20:21, por Marcos Peris
Cosmético de R$200 foi assunto na internet nas últimas semanas
A influenciadora digital Virgínia Fonseca anunciou, neste mês, o lançamento de uma base de maquiagem que passou a fazer parte dos produtos vendidos pela sua marca, a We Pink. Alegando ser uma “dermo make”, ou seja, uma maquiagem com propriedades dermatológicas, a base foi divulgada como tendo uma formulação livre de óleos e com alta cobertura. No entanto, o lançamento foi alvo de polêmicas e muitas pessoas questionaram se o preço (R$ 200) seria justificável e se a qualidade do produto condiz com a propaganda.
Diante dessa controvérsia, a professora Luana Renyelle de Oliveira Menezes, do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário Estácio em Sergipe, destaca que diversos fatores devem ser levados em conta na hora de escolher a melhor base e não necessariamente um preço elevado implica que o produto será o mais adequado para aquela pele. “No mercado nós temos diversas marcas de base para todos os tipos de pele. Há aquelas que atuam muito bem em peles maduras, outras atuam muito bem em peles oleosas ou peles secas. O que importa de fato é a preparação dessa pele”, explica a professora. “Devemos higienizar, tonificar, hidratar e apenas depois usar qualquer tipo de maquiagem, para maquiagens durante o dia o fotoprotetor é fundamental e não pode faltar na preparação da pele”.
A especialista destaca ainda que existem questões a serem analisadas na qualidade do produto e na sua relação de custo-benefício. “Em relação à espalhabilidade desse produto, por ser uma base livre de óleos, provavelmente será difícil de espalhar. Além disso, é uma base de alta cobertura, o que pode implicar em uma finalização mais grosseira a depender se foi espalhada com pincel, com esponja, com o próprio dedo, isso também influencia no acabamento da maquiagem”, analisa Luana.
Além da qualidade do produto, a professora ressalta também que a boa escolha de uma base para maquiagem deve levar em conta a tonalidade de cada pele. “As peles possuem a cor de acordo com a escala de Fitzpatrick, e também um fundo de cor. Normalmente as peles tem um fundo de cor amareladas, alaranjadas, rosadas ou acinzentadas”, explica. “Então, na hora de escolher a base, é importante saber essas duas tonalidades, para não comprar produtos que fiquem com uma cor diferente do seu pescoço e do seu colo”, finaliza.