- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Beneficiários do Ipesaúde recebem orientações sobre saúde bucal infantil
10 de março de 2023 - 08:51, por Marcos Peris
Na manhã desta quinta-feira, 9, os beneficiários da Ala Pediátrica do Centro de Especialidades do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) receberam orientações sobre saúde bucal infantil. A iniciativa realizada pelo Centro Odontológico do Ipesaúde é uma ação continuada e contou com a participação da odontopediatra Isabela Simone Guimarães e da auxiliar de saúde bucal, Louise Christine.
Na oportunidade, foram dadas inúmeras informações sobre os cuidados com os dentes, não somente para as crianças que estavam na Ala Pediátrica, como também para os pais e responsáveis. A odontopediatra Isabela Guimarães disse que se sentiu muito gratificada por ter a oportunidade de prestar esse tipo de informação a um público formado por pais, mães, cuidadores, responsáveis e crianças também.
Segundo ela, é muito importante que as pessoas entendam o verdadeiro sentido da prevenção. “Prevenir sempre foi melhor que remediar, do que agir”, considerou a odontopediatra, acrescentando que ao fazer prevenção, evita-se chegar à intervenção. Ainda de acordo com especialista, esse tipo de ação se torna muito importante,porque é possível levar informações que talvez a pessoa só teria se fosse a um consultório ou se tivesse acesso a um profissional da Odontologia.
“É muito importante falar com o público da Ala Pediátrica, porque a saúde bucal da criança começa desde a gestação, quando ela ainda está sendo gerada no ventre da mãe. É fundamental que a gestante esteja inteirada sobre as precauções que ela deve ter com a saúde bucal e receba os primeiros cuidados no período da gestação para garantir a saúde do bebê”, considerou.
Para a odontopediatra, tudo começa com o pré-natal odontológico, a mãe recebe os cuidados de gestante e a partir do momento que o bebê nasce, ela pode receber as primeiras orientações de higiene da cavidade oral do filho, mesmo que não tenha nenhum dente erupcionado.
“A partir do momento que o primeiro dente surge na cavidade, é importante que essa mãe, o cuidador, o pai da criança perceba que a escovação, o uso do creme dental com flúor e a realização da higienização é fundamental. Desde o primeiro dentinho se começa a usar creme dental com flúor e a escova dental, e em seguida é preciso realizar todo o processo de prevenção para que a cárie não se instale, isso perpassa por orientação de higiene oral e orientação alimentar, porque o grande causador da cárie é o alimento rico em açúcar e a falta de higienização”, ressaltou.
Tirando dúvidas
Rafael Gonçalves Teixeira, 12 anos, usa aparelho ortodôntico há quase dois anos. Ele estava presente na ação e achou importante tirar algumas dúvidas. “O fio dental mesmo, eu estava um pouco em dúvida de como usar. Já tinha usado antes, só que não sabia se estava fazendo certo, mas aí a dentista falou que sim. Perguntei também sobre outras coisas relacionadas à escovação. Achei importante o jeito como ela explicou como escovar os dentes e agora vou seguir as orientações para conseguir um melhor resultado”, disse.
Cristiane Galdino, avó de Alícia e Nicole Gaudino disse que gostou da iniciativa porque foi uma oportunidade de aprender sobre a prevenção. “Ajuda algumas mães que não têm conhecimento e que estavam com dúvidas. As orientações são boas, porque o pequeno já vai aprendendo a fazer a escovação. Ela estava ensinando coisas que eu com 42 anos não sabia, aprendi hoje e já vou colocar em prática também. Foi bom, bem interessante!”, avaliou.