- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Voto feminino completa 91 anos, mas participação da mulher ainda é tímida em Sergipe
24 de fevereiro de 2023 - 13:19, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
DE OLHO EM 2024, PREFEITO DE SP ARTICULA JANTAR PARA PRESIDENTES DE PARTIDOS I
De olho na reeleição à prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes, (MDB), articula um jantar para os presidentes de partidos de Centro na capital paulista, na próxima segunda-feira (27), já para se antecipar aos preparativos da montagem de uma base de apoio para o pleito de 2024.
DE OLHO EM 2024, PREFEITO DE SP ARTICULA JANTAR PARA PRESIDENTES DE PARTIDOS II
Segundo a publicação, o prefeito mira em partidos que possam compor contra uma chapa da esquerda, como PSDB, PL, União Brasil e PSD. Entre os convidados com presença confirmada está Valdemar Costa Neto, do PL, dono de um expressivo tempo de televisão e que tem em seus quadros o deputado federal Ricardo Salles, que também sonha com a prefeitura de São Paulo em 2024.
VOTO FEMININO COMPLETA 91 ANOS, MAS PARTICIPAÇÃO DA MULHER AINDA É TÍMIDA EM SERGIPE I
Há exatos 91 anos, no Brasil, em 24 de fevereiro de 1932, as mulheres passaram a ter a prerrogativa de participar da escolha dos representantes políticos por meio do voto. O direito só foi reconhecido por meio do Decreto nº 21.076, do então presidente Getúlio Vargas.
VOTO FEMININO COMPLETA 91 ANOS, MAS PARTICIPAÇÃO DA MULHER AINDA É TÍMIDA EM SERGIPE II
Em Sergipe, após todo esse período a participação da mulher ainda tímida na política. Em 2020, 13 mulheres foram eleitas ou reeleitas no Estado, de um total de 75 prefeituras. Já em 2022, Sergipe elegeu suas duas primeiras representantes, na história, para o cargo de deputada federal. Para o parlamento estadual, os sergipanos elegeram cinco mulheres no pleito.
FÁBIO HENRIQUE INICIA CAMINHADA RUMO À PREFEITURA DE SOCORRO
Em Nossa Senhora do Socorro, o ex-prefeito e ex-deputado Fábio Henrique (União Brasil) já iniciou a corrida para retornar ao comando administrativo do município no próximo ano. Resta saber se Fábio terá o apoio do deputado estadual, Dr. Samuel Carvalho (Cidadania). Ambos fizeram um dobradinha em 2022.
MESMO ANTES DE SER NOMEADA, EX-SECRETÁRIA PODE TER NOME RIFADO PARA O INCRA
Anunciada para à Presidência do INCRA em Sergipe, através de indicação do deputado federal, João Daniel (PT), a ex-secretária de Agricultura estadual, Rose Rodrigues, pode não comandar o órgão no Estado. Segundo consta, o ministro Márcio Macedo (PT) teria interferido pela não nomeação de Rose para o cargo.
FÁBIO CONTA COM 19 DEPUTADOS ESTADUAIS NA ALESE
Pelos cálculos oriundos da Assembleia Legislativa, o governador Fábio Mitidieri (PSD) conta com o apoio de 19 dos 24 deputados estaduais da Casa de Leis estadual.
BELIVALDO SE MANTÉM EM SILÊNCIO E NÃO FALA EM POLÍTICA
Desde que o deixou o executivo sergipano em dezembro de 2022, o ex-governador Belivaldo Chagas (PSD) se mantém em silêncio e se limita a falar de política apenas com aliados em Simão Dias.
ANDRÉ MOURA TRABALHA PARA FICAR ELEGÍVEL PARA 2026
O ex-deputado federal e atual secretário do Rio de Janeiro, André Moura (União Brasil), trabalha nos bastidores para voltar a ficar elegível e disputar mandato de senador em 2026.
MDB SEGUE SENDO CORTEJADO EM SERGIPE
Com nove prefeitos eleitos em 2020, o MDB tem sido cortejado pelo primeiro secretário da Alese, Luciano Bispo, atualmente no PSD. Pelas informações, Bispo, que sempre fez política no MDB, pretende retornar as fileiras da legenda para tentar ser senador em 2026.