- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
CAPES premia artigo sobre iniciativas de comunicação digital envolvendo pacientes e familiares durante a pandemia no HUL-UFS
25 de janeiro de 2023 - 09:39, por Marcos Peris
Iniciativas de comunicação psicossociais adotadas no Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh) durante a pandemia obtiveram reconhecimento em concurso nacional de artigos científicos promovido pela CAPES (MEC) e Ministério das Mulheres. Foi objetivo do trabalho apresentar e discutir as estratégias de comunicação adotadas na unidade hospitalar com a utilização de mídias digitais no enfrentamento à COVID-19, aproximando pacientes, familiares e profissionais de saúde.
As estratégias de comunicação adotadas pelo HUL durante a pandemia descritas no artigo científico envolveram iniciativas como a realização de Visitas Virtuais (contatos virtuais entre familiares por meio de videochamadas realizadas com uso de tablets); Videoconferências familiares com médicos; Boletins Assistenciais (contatos telefônicos diários para passagem de informações clínicas aos familiares); Capacitações Online de médicos e enfermeiros sobre o tema “comunicação em saúde”; Acolhimentos Psicossociais (atendimentos por telefone realizados aos familiares); e Atendimentos Psicológicos online de colaboradores, realizados por psicólogos voluntários e da unidade hospitalar.
O artigo premiado “Comunicação digital entre familiares, pacientes e profissionais de saúde na assistência hospitalar durante a pandemia da COVID-19”, elaborado pelas psicólogas Danielle Menezes (HUL-UFS) e Aline Alves Menezes (HU-UFS), em colaboração com a professora substituta do departamento de fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mayara Alves Menezes, foi publicado em 29 de dezembro último no site do Observatório Nacional da Família, do Ministério das Mulheres.
Vínculos familiares
“Saber que nosso artigo foi premiado pela CAPES dá a sensação de dever cumprido, de que oferecemos o melhor aos pacientes e familiares, com ética e a responsabilidade de manter os vínculos familiares, mesmo com a imposição do isolamento físico trazido pela pandemia da COVID-19”, ressalta Aline Alves. “Agradeço aos gestores do HUL que acreditaram nas estratégias adotadas, ao setor de TI; aos profissionais que contribuíram com as iniciativas colocadas em prática (psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e médicos); à doutoranda e professora substituta do departamento de fisioterapia da UFS, Mayara Alves Menezes, pela revisão do artigo; e aos pacientes e familiares, pela confiança no nosso trabalho”, observa.
Para Danielle Menezes, o reconhecimento oferece também a possibilidade de que iniciativas como essa suscitem futuros protocolos de emergência psicossociais em saúde pública. “Ganhar esse reconhecimento da CAPES é lembrar do quanto essas ações conseguiram humanizar a assistência durante a pandemia, sendo uma forma também de homenagear pacientes, familiares e colaboradores que foram acolhidos e cuidados em um momento tão desafiador”, destaca a profissional.
Impactos psicossociais da COVID-19
Danielle observa que não existiam protocolos orientando precisamente sobre como lidar com os impactos psicossociais decorrentes da COVID-19 em unidades hospitalares. “Na época reunimos todos os esforços e conhecimento sobre situações de crise que tínhamos, elaboramos as estratégias e adaptamos ao contexto do HUL-UFS, contando com uma articulação interna que foi inédita frente a outras unidades hospitalares”, lembra.
O artigo concorreu nacionalmente no “Concurso de artigos científicos sobre fortalecimento de vínculos familiares em tempos de pandemia”, iniciativa da CAPES e da Secretaria Nacional da Família do Ministério das Mulheres, que selecionou e premiou 12 artigos de todas as regiões do país. O objetivo do concurso foi o de estimular e dar visibilidade à produção de artigos científicos voltados para a temática de família, fomentando a pesquisa, a produção e a divulgação de conhecimento acerca da realidade das famílias brasileiras e da relação entre os vínculos familiares e o bem-estar da população.