- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
CER IV trouxe reabilitação em espaço moderno para usuários do SUS
14 de novembro de 2022 - 00:15, por Marcos Peris
PUBLIEDITORIAL
O Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino – CER IV completou no mês de agosto de 2022, um ano de atendimentos às pessoas com deficiência do estado. O equipamento da Rede Estadual de Saúde que oferece, através de um sistema de regulação, quatro tipos de reabilitação (física, visual, auditiva, intelectual e TEA), faz mensalmente cerca de 2 mil atendimentos e 5 mil procedimentos, contabilizando, até o momento, mais de 30 mil atendimentos.
A equipe da unidade é composta por psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacional, fonoaudiólogos, fisiatra, neuropediatra, pediatra, oftalmologistas, otorrinos, nutricionistas, enfermeiras, técnica de enfermagem, assistente social, neurologista (adulto). Ao usuário, o CER IV oferta uma série de serviços executados de maneira humanizada, dentre eles:
Oficinas terapêuticas
Oficinas destinadas para adolescentes com deficiência Intelectual e TEA e deficiência Visual com Idade, entre 14 e 15 anos, com principal objetivo desenvolver demandas de interação social, promovendo aprendizagem e experimentação compartilhada. A metodologia tem caráter ativo e dinâmico, visando fomentar a autonomia e desenvolver ao máximo o potencial de cada participante de acordo com sua especificidade. Dentro dessa oficina, há atividades como a Horta Terapêutica e outras que buscam proporcionar o conhecimento e o aprendizado acerca do desempenho ocupacional como mercado de trabalho.
Grupo para comunicação alternativa
Os grupos são destinados a pacientes com deficiência Intelectual e TEA, deficiência física e deficiência auditiva de todas as idades. A Comunicação Alternativa é um conjunto de técnicas que visam ampliar a capacidade comunicativa de pessoas com algum tipo de deficiência. Sendo assim, ela se destina, principalmente, àqueles sem fala ou escrita funcional, ou com habilidade comunicacional defasada. É definido por outras formas de comunicação além da modalidade oral, como o uso de gestos, língua de sinais, expressões faciais, o uso de pranchas de alfabeto, símbolos pictográficos, uso de sistemas sofisticados de computador com voz sintetizada, dentre outros. Dessa forma, a comunicação é considerada alternativa quando o indivíduo não apresenta outra forma de comunicação e, considerada ampliada quando o indivíduo possui alguma forma de comunicação, mas essa não é suficiente para manter elos comunicativos e estabelecer trocas sociais.
Fisioterapia Aquática
Um tipo de serviço destinado para o público de todas as idades com foco principal na reabilitação física, mais especificamente pacientes da especialidade de Fisioterapia neurofuncional adulto e pediátrica.
Sala de apoio à família
O acolhimento é fundamental para às ações do CEV IV. Para isso, há atividade voltada para apoio e orientação às famílias e acompanhantes dos pacientes.
Perícias da OPM
As prescrições de próteses (primeira protetização), cadeiras de rodas e banho (exceto modelo padrão) e bengalas de 4 pontas passarão por perícias presenciais após o requerimento no setor da OPM. Os usuários do SUS ostomizados também contam com a assistência com o fornecimento da bolsa de colostomia com o modelo que melhor se adequa à necessidade do paciente.
Desde o início, o CER IV, além de ser uma referência em atendimento à população encaminhada pelo serviço de regulação, também tornou-se um importante espaço de formação para os alunos de cursos da área da saúde. A Universidade Federal de Sergipe (UFS) tem uma parceria com a SES e o Centro funciona como um importante espaço para que os alunos executem a parte prática de suas graduações, são cerca de 120 alunos da área da saúde estagiando por semestre.