- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Evento discute eleições e cidadania no Campus da UFS de Lagarto
30 de setembro de 2022 - 10:14, por Marcos Peris
O voto é um exercício de cidadania. Pensando em reforçar a importância do voto consciente e do acompanhamento das ações realizadas pelo Executivo, Legislativo e Judiciário, a equipe de Prática de Ensino à Comunidade, do Departamento de Educação em Saúde (DESL), promoveu evento de reflexão com discentes do primeiro ciclo de todos os cursos do Campus de Lagarto, na quarta-feira (28). As políticas públicas, especialmente as de Saúde (principalmente as voltadas à atenção primária) e Educação, são temas trabalhados durante o primeiro ano letivo no campus.
A programação incluiu a peça teatral o Auto da Cidadania, da Cia de Arte da Alese, e palestras da coordenadora da Escola do Legislativo, Isabela Mazza, e da professora Rosiane Dantas (de forma remota), do DESL. O encontro foi organizado pelas professoras Janaína Geraldini, Lara Vieira e Rosângela Machado, do Departamento de Educação em Saúde. A professora Rosângela falou sobre a importância do exercício da cidadania através do voto. “São as nossas escolhas que definem o rumo político do país, essa é uma responsabilidade nossa”, explica.
A professora Janaína acredita que conscientizar sobre a importância da cidadania é fundamental. “A Universidade não é só formação técnica. Não pode se furtar de debater a importância das eleições, até mesmo porque isso impacta em políticas públicas importantes, como Educação e Saúde”, pontua.
Muitos desses discentes vão, inclusive, votar pela primeira vez. É o caso de João Victor Sandes e Sabrina Souza, ambos de 18 anos e do curso de Fisioterapia. “Acho que muitos de nós ainda não temos essa experiência de pesquisar sobre candidatos, ir lá votar e acompanhar. Como estudantes universitários, especialmente de uma instituição pública, acho que é muito importante que a gente esteja atento sobre isso”, observa João Victor. “O que eu gostei também bastante é que eles passaram algumas informações de forma bem dinâmica, inclusive no teatro. Eu não sabia que era possível acompanhar as sessões plenárias do Legislativo, por exemplo, e agora eu sei”, finaliza Sabrina.