- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Simão Dias: Centro de Excelência Milton Dortas promove plantio de frutas e hortaliças
28 de julho de 2022 - 12:31, por Marcos Peris
Os alunos dos três anos do ensino médio em tempo integral e a comunidade escolar do Centro de Excelência Doutor Milton Dortas, em Simão Dias, participaram do “Projeto do Pomar”. Por meio desta ação, foram plantadas 30 mudas de árvores frutíferas (manga, laranja, carambola, cajarana, jambo, tangerina, graviola, seriguela, entre outras) nas áreas livres da escola. O projeto foi possível graças à intensa participação dos estudantes, e os encontros ocorreram durante a disciplina eletiva livre chamada “Plantei uma árvore, e você?”.
O projeto foi dividido em algumas etapas: planejamento espacial, substituição do solo local por terra vegetal, plantio de 30 mudas, elaboração de QR Codes de identificação, construção de um site gratuito (https://bit.ly/3bcKtLW), sistema de irrigação (em conclusão). Também foi feita uma cápsula do tempo, enterrada próximo ao pomar, e que será aberta em cinco anos.
De acordo com o professor responsável pelo projeto, Robson Souza da Silva, “a iniciativa consiste na necessidade da reaproximação do ser humano ao meio ambiente, visto que a separação homem-natureza tem trazido uma série de impactos ambientais negativos nos últimos séculos, sobretudo após as revoluções industriais. Para quebrar essa dicotomia e diminuir a distância que faz dos recursos naturais, é preciso conhecer e exercer o cuidado de forma a associar conhecimentos tradicionais aos científicos, promovendo ações que levem a uma qualidade ambiental, e portanto social, mais elevada”.
Segundo o diretor da unidade de ensino, Sérgio Santos, o projeto teve início no mês de março e foi trabalhado ao longo de todo o segundo semestre. “Esta ação não vai parar, pois no segundo semestre terá continuidade com o professor Uedson Lima, em outra disciplina eletiva. O projeto foi custeado com o auxílio de R$ 5 mil reais provenientes do Profin”, explicou.