- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Lagarto comemora 142 anos de história
20 de abril de 2022 - 14:19, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Terceiro município mais populoso do Estado, Lagarto comemora nesta quarta-feira, 20 de abril, 142 anos de história.
Localizado no Centro-Sul do Estado, o município de Lagarto é conhecido por sua forte expressão cultural, política e religiosa, a exemplo dos intelectuais renomados Sílvio Romero e Laudelino Freire.
Com uma economia composta por diferentes itens, a exemplo da agricultura, baseada, principalmente, nas culturas de feijão, laranja, fumo e mandioca; da pecuária de corte; da criação de ovinos; do comércio e da indústria, Lagarto é uma região muito produtora, onde o que se planta dá bons resultados.
A fé e devoção à Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Lagarto, também é marcante para os lagartenses e sergipanos, que no mês de setembro celebram a excelsa com uma das maiores procissões de Sergipe.
Lagarto também é destaque na área política com uma grande rivalidade local entre os grupos Saramandaia e Bole-Bole, bem como a presença de filhos do município no atual cenário político sergipano e brasileiro.
Não poderia deixar de destacar a sustança da maniçoba, prato culinário produzido na cidade de Lagarto e que se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe, assim como a manifestação cultural única no país: os Parafusos.
Além de contar com um polo de Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Faculdade Dom Pedro, Lagarto contará em breve com um shopping Center, um hotel de luxo e uma unidade do Hospital do Câncer de Barretos/SP.
Para o professor e historiador lagartense, Claudefranklin Monteiro, ‘em tempos de pandemia, quando aos poucos voltamos à normalidade, mas ainda recordando a memória dos nossos entes queridos que nos deixaram, celebramos, nesses 142 anos de cidade, a SUPERAÇÃO. A palavra que melhor define a História de Lagarto. Feliz aniversário, cidade!’.
Por fim, Lagarto completa 142 anos tendo um povo receptivo e sendo um lugar de história, belezas naturais e uma cultura extremamente valiosa e plural.