- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Lagarto: Transporte intermunicipal terá reforço da frota reserva durante feriadão
14 de abril de 2022 - 09:23, por Marcos Peris
O Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), por intermédio da Diretoria Estadual de Transportes e Trânsito (Ditrans), vai aumentar, a partir do dia 15 de abril, feriado alusivo à Sexta-Feira da Paixão, as linhas com destino ao interior do Estado. Ao todo, serão colocados à disposição mais 60 veículos, totalizando 663. Geralmente, esse quantitativo é de 603.
O objetivo, de acordo com o Ditrans, é assegurar as viagens realizadas pela população sergipana durante o feriadão da Semana Santa, da Igreja Católica, culminando com o dia de Páscoa, celebrado no domingo, 17.
“Assim como acontece em períodos específicos como o Carnaval, Festejos Juninos, Natal, Réveillon e alguns feriados prolongados, o número de passageiros que se desloca para o interior sergipano tem um aumento considerável, sobretudo para as cidades polos: Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Propriá. Por conta disso, e ainda do decreto do ponto facultativo voltado aos servidores públicos, orientamos antecipadamente às empresas para viabilizarem os veículos reservas para que a população possa usufruir dos serviços com tranquilidade”, afirma o diretor estadual de Transportes, Everton Menezes.
Everton afirma ainda que os passageiros que não quiserem enfrentar filas, os bilhetes de viagem podem ser adquiridos antecipadamente no Terminal Rodoviários José Rollemberg Leite (Rodoviária Nova).
Aumenta tarifa
O governo do Estado, por meio do Conselho Estadual de Transporte, anunciou no último dia 11 de abril, reajuste de 20% sobre a tarifa do transporte intermunicipal, valor acima do reajuste do salário mínimo de 2022, que foi de 10,18%. A medida já está em vigor. O último aumento, de 10,06%, foi aplicado em julho de 2021.
Atualmente, três cooperativas de transporte [Coopertalse, Via Norte e Coopetaju] atuam em Sergipe.
O Conselho de Transporte, que tem como presidente o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, justifica o aumento em virtude das “dificuldades das operadoras em atuar no sistema de transporte intermunicipal de passageiros”. (AJN1)