- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Padre radicado em Lagarto, Everson Fontes Fonseca, será empossado nesta quinta em paróquia de Aracaju
10 de fevereiro de 2022 - 10:58, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
A Arquidiocese de Aracaju, através da `Paróquia Sagrado Coração de Jesus, bairro Grageru, em Aracaju, realiza nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, a solenidade de posse canônica do padre Everson Fontes Fonseca e do vigário paroquial, padre João Félix Neto.
A celebração religiosa acontece às 19h na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, situada à Rua Manuel do Espírito Santo, 379, bairro Grageru.
Padre Everson é sobrinho de Dom Dulcênio Fontes de Matos, lagartense que atualmente está à frente da Diocese de Campina Grande / PB.
Padre Everson Fontes Fonseca nasceu no dia 11 de março de 1988 na Capital Baiana, filho único de Evilásio Alves da Fonseca (in memoriam) e de Josefa Mary Fontes Fonseca. Mesmo antes de sua mudança para aquela que seria a sua futura cidade, e, portanto, o seu ‘torrão-encanto’, recebeu, em sólio lagartense, aos 23 de março de 1989, o Santo Batismo.
Em 1990, mudou-se definitivamente para esta cidade. Frequentando sempre escolas públicas, fez os estudos elementares na Unidade Pré-Escolar Senador Leite Neto, no Grupo Escolar Nossa Senhora da Piedade, no Colégio Municipal Frei Cristóvão de Santo Hilário e na Escola Estadual Professor Abelardo Romero Dantas.
Aos 06 de março de 2006, ingressou no Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Aracaju, para o curso Propedêutico. Simultaneamente, iniciou o curso de Filosofia na Universidade Federal de Sergipe. De 2007 a 2013, cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Aracaju.
Em 2012, em Ilhéus, Bahia, convalidou o curso de Filosofia junto ao Ministério da Educação da República Federativa do Brasil na Faculdade Batista Brasileira com a escrita do trabalho: “A Concepção de Estado Democrático em Jacques Maritain”. Especializou-se em Filosofia e Ética pela Faculdade Católica de Anápolis em parceria com o Instituto João Paulo II. Para esta instituição, escreveu o artigo “Entre a Política e a Ética: a esperança trazida pela Democracia Maritainiana”.
Em 23 de março de 2014, é enviado para a Paróquia Santo Antônio e Almas, em Itabaiana, Sergipe, para que realizasse o seu Estágio Pastoral como preparativo para o Sacramento da Ordem. No dia 08 de julho daquele mesmo ano, na Igreja Matriz de Santo Antônio e Almas, recebeu, pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano de Palmeira dos Índios, o Sacramento da Ordem no grau do Diaconato. Permaneceu em Itabaiana por um período de nove meses.
No dia 13 de janeiro de 2015, no Santuário Mariano Diocesano de Nossa Senhora da Piedade, em Lagarto, terra que cordialmente adotou como sua desde tenra idade, aos pés da tricentenária imagem de sua padroeira, o jovem Diácono recebeu a ordenação para o ministério sacerdotal pelas mãos e oração de Sua Excelência Reverendíssima Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo Metropolitano de Aracaju.
De igual modo, o Padre Everson escolheu para a sua Primeira Presidência Eucarística o mesmo templo que o viu fazê-lo presbítero, o que realizou no dia seguinte à sua ordenação sacerdotal, ou seja, aos 14 de janeiro de 2015. Em 12 de fevereiro do mesmo ano, tomou posse na sua primeira paróquia: a de Nossa Senhora da Conceição do Mosqueiro, no Bairro Mosqueiro, na Capital Sergipana. Naquela Paróquia, onde passou seis anos, o Padre Everson empreendeu a construção da nova Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição do Mosqueiro e de três capelas; estruturou pastorais e movimentos, dentre outros feitos.
Desde o ano de 2016, é colunista do Jornal Correio de Sergipe, cujos artigos também são veiculados pelo portal AJN1 e pelo site da Arquidiocese de Aracaju. Também naquele ano convalidou o seu diploma de Teologia na Faculdade Entre Rios do Piauí, obtendo o grau de bacharel. Em dezembro de 2019, foi agraciado pela Câmara Municipal de Lagarto com a titulação honorária. Em 2021, foi enviado para os estudos na Espanha. Retornando por causa da Pandemia da COVID-19, foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista, no Conjunto João Alves, e Vice-Chanceler do Arcebispado. Desde 2017, trabalha no Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Aracaju, exercendo a função de Juiz Auditor atualmente.