- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
Boa avaliação do prefeito Marcos Santana impulsiona pré-candidatura de Paulo Júnior para deputado estadual
28 de janeiro de 2022 - 14:03, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
LULA NÃO PRECISA MAIS CRESCER NAS PESQUISAS E AUXÍLIO BRASIL NÃO AJUDOU BOLSONARO, AFIRMA LAVAREDA I
O cientista político Antonio Lavareda, especialista em eleições, disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que aparece com 44% da preferência do eleitorado na pesquisa Ipespe divulgada nesta quinta-feira (27), deve adotar uma estratégia “de se manter o mais próximo possível das suas intenções de voto atuais do que fazê-las crescer”.
LULA NÃO PRECISA MAIS CRESCER NAS PESQUISAS E AUXÍLIO BRASIL NÃO AJUDOU BOLSONARO, AFIRMA LAVAREDA II
“Se a eleição fosse agora e ele tivesse, de fato, nas urnas esses 44%, o equivalente a mais de 65 milhões de votos – lembremos que é sobre o eleitorado total – isso representaria sete pontos percentuais acima do que obteve no primeiro turno em 2006 (37,1%) e quase 10 pontos sobre a performance de 2002 (34,2%). Para termos uma noção do quanto é superlativa essa hipotética votação baseada nas pesquisas, é bom assinalar que nem FHC, único presidente eleito duas vezes no primeiro turno, chegou sequer a 40% do eleitorado total. Foram 36,3% em 1994, e 33,9% em 1998”, analisa Lavareda.
LULA NÃO PRECISA MAIS CRESCER NAS PESQUISAS E AUXÍLIO BRASIL NÃO AJUDOU BOLSONARO, AFIRMA LAVAREDA III
Lavareda destaca que nem o pagamento do Auxílio Brasil pelo governo Bolsonaro teve capacidade para alterar o atual cenário eleitoral ou melhorar a percepção em relação à crise econômica. “Somam 17,5 milhões as famílias contempladas pelo Auxílio Brasil iniciado em dezembro, cujo efeito, como é sabido, se espraia nas localidades onde residem seus beneficiários. Porém, ainda sem consequências visíveis na opinião pública”, afirma.
SE: FATOS POLÍTICOS DEVEM MOVIMENTAR O CENÁRIO ELEITORAL NA PRÓXIMA SEMANA
Dois fatos políticos devem movimentar o cenário eleitoral na próxima semana em Sergipe. Na segunda-feira (31), acontece a segunda reunião do agrupamento governista e na terça (1º) ocorre em Brasília uma reunião entre o presidente Jair Bolsonaro (PL), o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto e o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL).
Valmir pode retornar da capital federal como pré-candidato a governador apoiado por Bolsonaro.
UNIÃO BRASIL PRETENDE ELEGER 2 DEPUTADOS FEDERAIS EM SERGIPE I
O União Brasil tem um projeto audacioso para eleger uma expressiva bancada na Câmara dos Deputados. O partido que nascerá da fusão do DEM com o PSL quer eleger 76 deputados em todo o país. A maioria está em São Paulo (8) e na Bahia (8), seguido do Rio de Janeiro (6) e Minas Gerais (5). Na sequência, virão Paraná (4), Pará (4), Goiás (4), Ceará (4) e Manaus (3).
UNIÃO BRASIL PRETENDE ELEGER 2 DEPUTADOS FEDERAIS EM SERGIPE II
Já nos outros estados a expectativa reduz: Rondônia (2), Roraima (2), Amazonas (2), Alagoas (2), Sergipe (2), Paraíba (2), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (2), Tocantins (2), Pernambuco (2), Mato Grosso (2) e Mato Grosso do Sul (2), Distrito Federal (1), Amapá (1) Espírito Santo (1), Piauí (1), Rio Grande do Norte (1) e Acre (1).
UNIÃO BRASIL PRETENDE ELEGER 2 DEPUTADOS FEDERAIS EM SERGIPE III
Em Sergipe, o União Brasil será comandando pelo ex-deputado André Moura, ainda PSC, que pode ser um dos eleitos nas contas da nova legenda. Com exceção do ex-deputado José Carlos Machado (DEM), ainda não se sabe quem será o outro nome competitivo do UB para à Câmara Federal.
AMORIM E ANDRÉ DEVEM TRILHAR CAMINHOS OPOSTOS NAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO
Aliados políticos de 2006 a 2018, o ex-senador Eduardo Amorim (PSDB) e o ex-deputado André Moura (PSC) devem trilhar caminhos opostos nas eleições de 2022. André pode ser candidato ao Senado ou Câmara Federal e Amorim já lançou o nome para o Senado.
FEDERAÇÃO ENTRE PSDB E CIDADANIA PODE DIFICULTAR ALIANÇA ENTRE OS DOIS PARTIDOS EM SERGIPE I
PSDB e Cidadania avançam nas conversas para formação de uma federação entre as duas legendas. Os dois partidos mantém pré-candidaturas à presidência: senador Alessandro Vieira (Cidadania) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Alessandro diz que sua pré-candidatura à Presidência segue mantida por enquanto. Já PSDB espera apoio do Cidadania ao pré-candidato Doria.
FEDERAÇÃO ENTRE PSDB E CIDADANIA PODE DIFICULTAR ALIANÇA ENTRE OS DOIS PARTIDOS EM SERGIPE II
Em Sergipe, a união em Cidadania e PSDB pode encontrar algumas resistências internas, pois o líder dos tucanos, o senador Eduardo Amorim almeja tentar o retorno ao Senado e o Cidadania já lançou o nome do advogado Adir Machado à Casa Alta.
LULA TEM 62% EM PERNAMBUCO, MARÍLIA LIDERA PARA SENADO E HUMBERTO COSTA PARA GOVERNADOR I
Nova pesquisa Vox Populi mostra que o Partido dos Trabalhadores (PT) lidera em Pernambuco. O ex-presidente Lula lidera com 62% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro (PL) apenas 14%. Ciro Gomes (PDT) tem 6%; Sergio Moro (Podemos), 2%; João Doria (PSDB), 1%; e Alessandro Vieira (Cidadania), 1%. 10% responderam nenhum/branco/nulo e 4% não sabe/não respondeu.
LULA TEM 62% EM PERNAMBUCO, MARÍLIA LIDERA PARA SENADO E HUMBERTO COSTA PARA GOVERNADOR II
Em relação ao Senado, a atual deputada federal Marília Arraes (PT) é a preferida do eleitorado com 26% das intenções de voto, seguida de Anderson Ferreira (PL), com 9%. Eduardo da Fonte (PP) tem 6%; André de Paula (PSD), 5%; Silvio Costa Filho (Republicanos), 3%; e Gilson Machado, 3%. Nenhum/branco/nulo são 25%, e não sabe/não respondeu, 23%.
LULA TEM 62% EM PERNAMBUCO, MARÍLIA LIDERA PARA SENADO E HUMBERTO COSTA PARA GOVERNADOR III
Na disputa pelo governo de Pernambuco, o PT também sai na frente com Humberto Costa, que tem 37% das intenções de voto. Raquel Lyra (PSDB) vem em segundo com 17%, seguida de Clarissa Tércio (PSC) com 6%, Miguel Coelho (DEM), com 3%, e Jones Manoel (PCB) e Danilo Cabral (PSB) com 1% cada.
LULA TEM 62% EM PERNAMBUCO, MARÍLIA LIDERA PARA SENADO E HUMBERTO COSTA PARA GOVERNADOR IV
O levantamento ouviu 800 pessoas entre 22 e 24 de janeiro. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pelo PT para consumo interno.
ALIADO DO PT NA BAHIA, VICE-GOVERNADOR JOÃO LEÃO DESEJA GOVERNAR O ESTADO I
“Tenho certeza que vamos nos acertar”. O comentário é do vice-governador e presidente estadual do PP, João Leão. Também secretário do Planejamento, o progressista deseja ser governador, mas a chapa da base aliada deve contar com o ex-governador e senador Jaques Wagner (PT) na corrida para o Palácio de Ondina e o senador Otto Alencar (PSD).
ALIADO DO PT NA BAHIA, VICE-GOVERNADOR JOÃO LEÃO DESEJA GOVERNAR O ESTADO II
Já reeleito no cargo, Leão não pode ocupar a vaga de vice. “Meu desejo é ser governador da Bahia. Mas não posso dizer que não vou apoiar Wagner e Otto. Assim como eles não podem me negar apoio”.
ALIADO DO PT NA BAHIA, VICE-GOVERNADOR JOÃO LEÃO DESEJA GOVERNAR O ESTADO III
Leão destacou que os aliados têm mais opções na composição da chapa majoritária que ele. “Wagner já é senador e terá mais quatro anos no Senado a partir de 2023. Nas próximas eleições pode ser candidato a governador e a vice. Otto pode ser candidato a senador, a governador e a vice”, disse. Nos bastidores, a aposta mais ventilada é que o PP permaneça com a vaga de vice, mas indicando outro nome.
BOA AVALIAÇÃO DO PREFEITO MARCOS SANTANA IMPULSIONA PRÉ-CANDIDATURA DE PAULO JÚNIOR PARA DEPUTADO ESTADUAL
Reeleito em 2020 com mais de 22 mil votos em São Cristóvão, o prefeito Marcos Santana (MDB) vem sendo reconhecido pelo trabalho sério em prol da população da quarta cidade mais antiga do país. A boa administração de Marcos é aprovada pelos moradores de SC e pela autocrítica ao ponto de já impulsionar o nome do vice-prefeito e pré-candidato a deputado estadual, Paulo Júnior (MDB).