- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Hospital Universitário destaca importância do Dia Mundial da Segurança do Paciente
20 de setembro de 2021 - 08:27, por Marcos Peris
Comemorado todos os anos desde 2019, o dia 17 de setembro foi estabelecido como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), que conta com a participação dos hospitais universitários federais da rede Ebserh/MEC, a exemplo do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS).
A campanha deste 2021 está focada no cuidado materno e neonatal seguro. A meta é conscientizar e incentivar a discussão sobre o tema entre profissionais de saúde e usuários, aumentando o engajamento público na segurança dos cuidados de saúde e redução de danos aos pacientes.
Uma das iniciativas do HUL foi a realização de evento na instituição envolvendo palestras ressaltando os temas “Puerpério e gestação no contexto da pandemia: desafios e incertezas”, e “A vacinação como medida de controle e enfretamento da pandemia”. A iniciativa foi do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde do HUL e do Núcleo de Segurança do Paciente da unidade hospitalar.
Segundo a OMS, a significativa carga de riscos e danos aos quais as mulheres e recém-nascidos estão expostos foi agravada pela interrupção dos serviços essenciais de saúde causada pela pandemia da Covid-19.
Daí a importância e oportunidade da campanha neste ano, que busca informar sobre o direito a um parto seguro e respeitoso, reforçar o tema junto a colaboradores e profissionais de saúde, bem como estimular a sociedade a se mobilizar pela garantia desse direito.
“Os cuidados maternos e neonatais, especialmente aqueles voltados à promoção e prevenção, foram bastante fragilizados no período pandêmico em virtude da suspensão dos serviços essenciais de saúde”, ressalta Ana Libório, chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde do HUL. “O que elevou de forma exponencial as taxas de morbimortalidade”, complementa. “Iniciativas como essas corroboram com a melhoria dos cuidados ofertados”, diz.
Metas Internacionais de Segurança do Paciente
Para promover melhorias na segurança do paciente por meio de estratégias que abordam aspectos na assistência à saúde, a Organização Mundial da Saúde estabeleceu seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente, que são:
1 – Identificar corretamente o paciente;
2 – Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde;
3 – Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de
medicamentos;
4 – Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos;
5 – Higienizar as mãos para evitar infecções;
6 – Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.
O propósito é oferecer um ambiente hospitalar cada vez mais seguro aos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.