- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
UFS / Lagarto: Servidores e terceirizados em atuação presencial podem solicitar teste para detecção da Covid-19
6 de setembro de 2021 - 10:38, por Marcos Peris
O planejamento da volta segura das atividades acadêmicas presenciais na Universidade Federal de Sergipe tem envolvido não só a adequação dos espaços físicos e a vacinação dos servidores — que acaba de entrar em sua segunda fase —, mas também a contínua triagem, testagem e monitoramento daqueles que estarão presencialmente nos diversos campi da instituição.
Foi pensando nisso que a gestão da universidade, por meio do Grupo de Trabalho para Retomada Segura das Atividades Presenciais, definiu um fluxo padrão de testagem para docentes, servidores técnico-administrativos e funcionários terceirizados que desenvolvem suas atividades de forma presencial.
A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Thaís Ettinger, explica que “as chefias, servidores e prestadores de serviço terceirizados já podem solicitar o teste para verificação da infecção pelo novo coronavírus junto à Divisão de Assistência ao Servidor (Diase), clicando no banner ‘Solicitação de testagem’, disponível no site coronavirus.ufs.br“.
Triagem
A Diase está responsável por fazer a triagem das solicitações, separando-as em três grupos distintos: (1) contactantes, i.e., pessoas que estiveram em contato com infectados; (2) pessoas com sintomas. Há ainda um terceiro grupo, de amostragem para controle.
A triagem é feita a partir da avaliação do formulário, a ser preenchida pelo usuário, com as informações sobre a sua situação de saúde. Em seguida, a própria Diase realiza o agendamento junto a um laboratório da instituição e notifica o usuário para que compareça para a realização do teste.
Laboratórios
Estão envolvidos na tarefa de fornecer o diagnóstico de detecção do novo coronavírus o Laboratório de Bioquímica Clínica (Labic), sob os cuidados do professor Lysandro Borges, o Laboratório do Departamento de Farmácia, por meio do professores Adriano Antunes e da professora Dulce Maria, e, no campus de Lagarto, os testes são realizados no laboratório do professor Rafael Ciro Marques Cavalcante, do Departamento de Farmácia.
“A universidade se tornou um dos poucos lugares em que se tem um atendimento de urgência para detecção do novo coronavírus. Não se trata de sair testando todo mundo, por isso a triagem que a Diase realiza, mas é uma questão de exposição ocupacional. Alguém que, por exemplo, está trabalhando presencialmente e apresenta sintomas ou soube ter estado em contato com alguém contaminado, pode solicitar o teste e ser encaminhado para a sua realização”, explica o professor Lysandro.
Resultado
A notificação aos usuários quanto ao resultado do teste, será feita pela Diase. Em caso de teste positivo, para os servidores, a Diase promoverá o afastamento imediato das atividades, gerando um atestado de afastamento e o devido registro na ficha funcional do servidor, além do acompanhamento e monitoramento periódico.
No caso dos terceirizados, a Diase informará o resultado e o trabalhador deve procurar o médico do trabalho da sua empresa, a fim de que sejam tomadas as medidas necessárias para o afastamento, quando necessário.
Caso deseje, o usuário pode apresentar um teste realizado em um serviço de saúde sem agendamento da Diase.
Alunos
O fluxo de testagem para os estudantes se encontra em fase final de definição, e será divulgado em breve.
GT Retomada Segura
O Grupo de Trabalho para Retomada Segura das Atividades Presenciais, responsável pela definição do fluxo de testagem, reúne membros de diversas instâncias administrativas da UFS, um representante dos técnicos administrativos, um dos docentes, e outro dos discentes, além do professor Paulo Ricardo Saquete Martins Filho, chefe do Laboratório de Patologia Investigativa da UFS.
Mais informações
Para dúvidas ou outras informações, entre em contato com a Diase por meio do ramal 3194-6424 ou pelo endereço eletrônico diase@academico.ufs.br.