- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Natural de Lagarto, Dom Dulcênio Fontes de Matos completa 20 anos de vida Episcopal
16 de junho de 2021 - 17:12, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Natural do município de Lagarto, Dom Dulcênio Fontes de Matos completa nesta quarta-feira (16), 20 anos de vida Episcopal. Atualmente, o sacerdote lagartense é Bispo da Diocese de Campina Grande na Paraíba.
Atribuições ou competências tão bem desenvolvidas por Dom Dulcênio, e conhecidas pelos seus diocesanos de Campina Grande. Em seus 20 anos de vida episcopal, sem dúvidas, por onde passou, clero e fiéis, conheceram nele um Bispo dedicado à causa do Reino.
Dom Dulcênio
Dom Dulcênio Fontes de Matos nasceu no dia 19 de outubro de 1958, na cidade de Lagarto, em Sergipe, e ingressou no seminário no ano de 1979, estudando Filosofia em Brasília e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Em 1985 foi ordenado sacerdote, exercendo seu ministério nas paróquias de sua diocese de origem, Estância, Sergipe.
Em 18 de abril de 2001, depois de 15 anos de ministério sacerdotal, o Papa João Paulo II, o nomeou Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju. Na época, era o bispo mais jovem do episcopado brasileiro. Foi sagrado bispo aos 16 de junho de 2001 em Estância. Dom Dulcênio escolheu, para a vida episcopal, o lema ‘Pro Mundi Vita’ (Para a Vida do Mundo).
Depois de cinco anos de pastoreio em Aracaju, no dia 05 de julho de 2006, o Papa Bento XVI nomeou Dom Dulcênio como Bispo Diocesano de Palmeira dos Índios. No dia 09 de setembro do mesmo ano aconteceu sua posse tornando-se o quarto Bispo de Palmeira dos Índios. Foi nomeado em 2017 pelo Papa Francisco para ser o oitavo Bispo de Campina Grande, onde atualmente exerce seu episcopado.