- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
HUL-UFS: Um ano de desafios e superações frente à pandemia
14 de abril de 2021 - 14:36, por Marcos Peris
Nesse um ano de lutas e avanços frente ao Coronavírus pelo Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh), a unidade hospitalar já atendeu 4.006 usuários suspeitos ou confirmados com a infecção, e realizou 1.210 internamentos. Marco somente possível graças a adequações realizadas em sua estrutura assistencial, administrativa e de ensino, a exemplo da criação de frentes de atendimento específicas, reforço de equipes com convocação de profissionais aprovados em processo seletivo da Ebserh e investimentos em ações de capacitação para os profissionais e equipes assistenciais.
A dedicação e o comprometimento dos colaboradores tem sido um dos diferenciais do hospital nas batalhas diárias de enfrentamento à COVID-19. Profissionais em múltiplos cargos, funções e especialidades que têm se reinventado na busca dos melhores caminhos para preservar a vida e saúde dos usuários. “Toda minha exaustão física e mental é cessada e recompensada com a melhora e cura de cada paciente”, comenta Daniele Soares Caldas, Técnica de enfermagem do Eixo Crítico do HUL.
Gratidão e reconhecimento
Josineide Soares, 53, de Tobias Barreto, foi uma das pessoas acolhidas e tratadas pelos profissionais e equipes do HUL nesse período. “Foram dias de luta, mas com minha força e da equipe eu venci”, lembra, ela que esteve internada por 24 dias no HUL, dos quais 20 em terapia intensiva. “Desde o primeiro dia médicos, técnicos, enfermeiros, estudantes e recepção, enfim, toda a equipe me deu muita força em todos os sentidos; não tenho palavras; foram muito atenciosos, cuidadosos e me acolheram sem igual”, relata.
“A cada conquista minha percebia a alegria e incentivo deles, e isso também me ajudou na recuperação”, continua Josineide. “Não me recordo dos nomes, mas lembro da psicóloga Dani, que me deu muita força; eram palavras que me fortaleciam cada vez mais”, pontua. “Gratidão! Sou grata a Deus por ter me colocado nesse lugar!”, descreve a usuária.
Morador de Lagarto, Pr. Gilson Oliveira de Jesus, 52, também comentou sobre o atendimento recebido na unidade hospitalar. “Levo comigo uma experiência de muito carinho, zelo e acolhimento por parte desses profissionais de saúde na luta para salvar vidas, inclusive a minha!”, ressalta. “Fui atendido com excelência no Hospital Universitário de Lagarto, que dispõe de uma equipe de colaboradores que estão aptos para cuidar dos pacientes de uma forma inexplicável; além de um aparato de equipamentos modernos, que é motivo de orgulho para nós lagartenses”, destaca.
“Obrigado a todos da administração, recepção, admissão, as equipes de enfermagem, a equipe médica, de serviços gerais, manutenção, assistência social, nutrição e fisioterapêutica, na qual fiz novos amigos”, enfatiza o pastor. “A minha oração é que Deus continue alimentando os dons que Ele deu a cada um de vocês e que continuem aliviando o sofrimento em muitas pessoas”, pontuou Gilson de Jesus.
Atendimento resolutivo e acolhedor
“Muitas iniciativas e soluções têm sido adotadas nesse período, num esforço gigantesco envolvendo e unindo os profissionais e equipes do HUL por um atendimento o mais acolhedor e resolutivo possível para os nossos usuários”, ressalta o superintendente do HUL, professor Manoel Cerqueira Neto. “E assim, com muito esforço, empenho e fé por parte de todos temos contribuído com a população da região de Lagarto e do estado neste momento crucial para todos nós”, observa.
Uma dessas iniciativas adotadas pela unidade hospitalar foi a inclusão de programa de visitas virtuais, que possibilita contato e interação entre pacientes e familiares através de vídeochamadas. Para Aline Alves, chefe da Unidade de Atenção Psicossocial do HUL, as visitas virtuais são hoje uma estratégia integrante do projeto terapêutico dos pacientes do hospital. “Permite que os laços familiares sejam mantidos, fortalece a identidade e autoestima dos pacientes e minimiza o desconforto dos familiares por conta do internamento”, pontua.
O HUL-UFS é hospital referência para Coronavírus no Estado de Sergipe. A unidade hospitalar, da UFS, é um dos 40 hospitais universitários federais que fazem parte da Rede Ebserh, empresa pública federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).