- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Projeto Dom Távora entrega investimento produtivo em ovinocultura e avicultura em Simão Dias
21 de dezembro de 2020 - 15:16, por Redação
Mais um Plano de Investimento Produtivo concluído foi entregue pelo Projeto Dom Távora, com recursos oriundos do acordo internacional entre o Governo de Sergipe e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Desta vez, os investimentos foram aplicados na criação de ovinos e aves, no povoado Caraíbas de Cima, município de Simão Dias. As atividades produtivas foram solicitadas pela Associação Religiosa de Prática ao Culto Afro-brasileiro no Rito de Culto aos Orixás Ile Axé Courangandessy Bamire, visando à melhoria da renda familiar da comunidade.
O técnico do PNUD que assessora o projeto, Marcelo Alves, explica que os investimentos contribuem para a reestruturação e ampliação do rebanho, que foi reduzido no período da seca, até o ano de 2018. “Nossa região passou por uma escassez hídrica muito forte e os produtores venderam grande parte da criação, na falta de água e alimento para os animais. Agora, os produtores estão superando os tempos difíceis. Nos dois últimos anos, tivemos bom período chuvoso e a chegada dos investimentos do Projeto Dom Távora está contribuindo para reestruturar e aumentar o rebanho com boa qualidade genética. Em relação à avicultura, também estamos aumentando o plantel para atender uma demanda de ovos e carne na região”.
O presidente da associação, Aristeu de Jesus Reis (Babá Aristeu), disse que o momento era de celebração e agradecimento pela chegada dos benefícios. Segundo ele, embora a associação que pleiteou o projeto tenha como principal foco a cultura e a religião de matriz africana, os beneficiários da comunidade são de vários credos religiosos. “Hoje, para mim, é mais um marco histórico por conta do encerramento do projeto Dom Távora, com a presença do secretário André Bomfim e várias autoridades. Para a minha comunidade, onde 36 famílias foram contempladas com criação de ovinos e aves, o término do projeto está sendo muito satisfatório. O que fazemos aqui é um trabalho social que respeita a diversidade e a tolerância religiosa, num trabalho coletivo. O que importa é o bem de todos”, ressaltou Babá Aristeu.
Segundo o secretário de Estado da Agricultura, André Bomfim, o Projeto Dom Távora está na fase de colher resultados. “O Projeto está concluindo empreendimentos em vários municípios. Ainda na semana passada, entregamos um caminhão adaptado para comercialização do artesanato em Santana do São Francisco e mais 14 barcos de pesca motorizados e vários apetrechos de pesca para a associação de Mulheres Pescadoras de Ilha das Flores. Agora, aqui em Simão Dias, estamos colhendo mais resultados com investimentos em duas cadeias produtivas importantes para a agricultura familiar, em uma comunidade tradicional. Para nós, é um momento de muita alegria, por isso, quero agradecer a todos os parceiros que colaboraram para esse resultado, como o FIDA, a equipe da Emdagro, do PNUD, da Pronese e da Seagri”, destacou André.
Investimentos no município
O chefe do escritório da Emdagro [Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe] em Simão Dias, Cézar Valadares, fez um balanço dos investimentos já aplicados pelo Projeto no município. “Aqui, 17 comunidades foram beneficiadas com o projeto Dom Távora, representando recursos na ordem de R$ 6 milhões, que alcançaram mais de 900 famílias. A mensagem que deixo é de que continuem unidos, debatendo os problemas da comunidade e buscando soluções em benefício de todos”, disse César aos associados presentes.
Fonte: Governo do Estado
Fotos: Ascom/Seagri