Givanildo Costa: “Foi o querer das pessoas que me fez prefeito de Salgado”

6 de dezembro de 2020 - 10:27, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

O entrevista desta semana no Portal Lagarto Notícias é com o prefeito eleito de Salgado, Givanildo Costa, filiado ao PT.

PLN – Qual a história de vida de Givanildo Costa, prefeito eleito do município de Salgado?

Givanildo Costa – Sou lagartense, mas toda a minha infância vivi em Salgado e filho do casal de agricultores Givaldo Fonseca e Maria José. Meus pais sempre me incentivaram a estudar, sendo que aos 18 anos me formei em Eletromecânica, na antiga UNED, hoje IFS, e fiz estágio em uma empresa de bebidas de Estância. Também cursei Física (Licenciatura) e Engenharia Elétrica, sendo que desse campo trabalhei por 11 anos e aprendi como gerenciar, trabalhar com gente, ou seja, a ser gestor de fato. Em janeiro de 2020, iniciei uma nova etapa de vida, quando ingressei no ramo de Farmácia.

PLN – Como surgiu a ideia do ingresso de Givanildo na política?

GC – Eu sou vizinho do ex-prefeito Gilvando e sempre quando conversarmos eu falava do sonho de ser prefeito de Salgado, e justamente devido ao problema de saúde dele (Gilvando), o próprio me convidou para assumir a candidatura pelo seu agrupamento político. Quando recebi o convite, fiquei de pensar, conversar com amigos e a família, e após as conversas aceitei o desafio, mas consciente do que iria enfrentar, entretanto, nunca recuei de minhas convicções e da luta. A situação vendia uma imagem de novo, mas eles vinham de uma gestão de 8 anos e o projeto novo nesse caso seria eu. O meu candidato a vice-prefeito, Miúdo, tinha boa aceitação perante o eleitorado e a escolha do nome dele foi importante para vencermos a eleição no município.

PLN – Com fim da apuração, o senhor obteve 49,58% dos votos e o seu adversário 48,82%, uma diferença de apenas 98 votos. O senhor acreditava em uma disputa tão acirrada no município?

GC – Num primeiro momento não, pois nós tínhamos o meu nome, um agrupamento unido e estratégias, entretanto, a diferença nos números era muito grande. Porém, devido ao tempo curto de campanha, a nossa missão era não errar e trabalhar para diminuir a diferença existente. Em nossas caminhadas o povo nos incentivava muito afirmando que queria mudança. Não tive acesso a nenhuma pesquisa, apenas tinha a convicção após as visitas que realizava em bairros e povoados que sairia vencedor nessas comunidades. O povo dizia os motivos que votava em mim, mas também dizia os motivos que não votava em nosso adversário. A nossa primeira carreata, feita sem convite, foi o ponta-pé inicial para a vitória. E a segunda carreata ficou na história de Salgado por sua grandiosidade. Eles acreditavam que venceriam a disputa por WO, mas no decorrer da campanha o povo acreditou na nossa proposta e vencemos o pleito.

PLN – O seu agrupamento político preparou o nome do ex-prefeito Gilvando Barbosa para à disputa, mas por problemas de saúde ele renunciou a pré-candidatura e o indicou para o embate. Como se deu a escolha do seu nome para o cargo?

GC- O grupo tinha diversos nomes, e antes das convenções iríamos decidi entre os vereadores quem seria o indicado para à disputa. Gilvando chegou a conclusão que só teria chance de vitória com um nome novo, chegou a ser ventilado outro nome da cidade. Cheguei a comentar com a ex-prefeita Janete (Barbosa) que o nome ideal seria do PT (sou filiado ao partido), mas não necessariamente teria que ser o meu, mas depois de discussões internas, meu nome foi posto e por ser um nome novo todos concordaram. Então, após todos do agrupamento aceitarem, foi me formulado o convite e aceitei sair candidato.

PLN – O nome de Givanildo não passou por pré-campanha, sendo escolhido no período convencional, como foi enfrentar a máquina pública municipal na condição de candidato de oposição? 

GC – Quando você não dispõe de recursos e nem de estrutura precisa-se ter estratégia, planejamento, nós não podíamos cometer erros, pois o tempo era curto e as decisões precisavam ser rápidas. Eu precisava ser Givanildo do início ao fim da campanha, tinha que ser o mesmo para caracterizar a firmeza do nosso projeto. Contamos com a ajuda de muitos jovens, através da comunicação via redes sociais. A vontade de construir um excelente resultado, ou seja, a vitória nas urnas, foi essencial para substituir a falta de estrutura. Foi o querer das pessoas que fez de Givanildo prefeito de Salgado.

PLN – A classe política sergipana classifica o resultado da eleição no município como uma surpresa em 2020? O senhor também comunga dessa opinião?

GC – Vou ser otimista, quando fui convidado eu me desloquei para Aracaju. Passei seis horas para dar resposta e quando retornava da capital, fiquei me comparando com o meu opositor e fiz uma avaliação de minha capacidade profissional, com meus dois cursos superiores e minha experiência administrativa e gerencial, mas sempre fazendo um comparativo com meu concorrente. Cheguei a uma conclusão: se for para competir de igual para igual, o meu nome é o melhor. Em momento algum não tive dúvidas que venceríamos a eleição e mesmo quando o opositor colocou uma frente de 200 votos eu não desanimei e continuei a acreditar na vitória. Quem tava acompanhando a nossa campanha diretamente tinha a certeza que o nosso projeto seria vitorioso.

PLN – Gratidão! Esse seria o sentimento que o senhor nutre pelo ex-prefeito Gilvando Barbosa?

GC – Ele ficou muito feliz com minha aceitação e gravamos diversos vídeos no início e durante a campanha. Foi essencial para que as pessoas do grupo pudessem acreditar no projeto. Gilvando tem uma característica marcante perante o eleitorado salgadense. Gratidão sim!

PLN – Qual será a parceria de trabalho da sua gestão com o mandato do deputado Fábio Reis?

GC – O meu primeiro contato com Fábio foi durante a campanha e a princípio gostei do comportamento do parlamentar que se mostrou muito gentil conosco. Hoje, sei que posso contar com o deputado em busca de conquistas para Salgado e ele já se colocou à disposição para ajudar o município, através de emendas de sua autoria. Fábio terá a oportunidade de trabalhar por Salgado e de ter esse trabalho reconhecido pela população.

PLN – Eleito prefeito para os próximos quatro anos, quais serão as suas principais bandeiras à frente do executivo salgadense?

GC – Salgado precisa cuidar de suas necessidades básicas, ou seja, precisamos investir em Saúde, Educação, Esporte, Infraestrutura, Cultura… Vamos aproveitar as ideias, investir em projetos, buscar parceiros, reformar e manter prédios e praças. O balneário de Salgado está entre as minhas propostas, pois o mesmo é o Cartão Postal do município. Essa iniciativa é uma fonte de emprego e renda que precisamos resgatar.  

PLN – Qual mensagem o prefeito eleito de Salgado deixa para à população do município?

GC – Tenho uma gratidão pelo povo de Salgado, pois foi esse povo que elegeu Givanildo e Miúdo para comandar os destinos do município pelos próximos quatro anos. E a nossa gratidão vai ser refletida em uma gestão pública com as melhores intenções possíveis. Queremos colocar Salgado em um patamar que as pessoas tenham o prazer de morar no município. O nosso objetivo é fazer justificar o voto de confiança que o povo deu na nossa chapa.   

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br