- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Pequeno Soares: “Prezo sempre pelo legislador que encara o debate e o diálogo”
21 de junho de 2020 - 14:26, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
A entrevista desta semana no Lagarto Notícias é com o advogado e vereador de Simão Dias, Pequeno Soares. O edil é o terceiro a ser entrevistado pelo portal em comemoração aos 130 anos de Emancipação Política de Simão Dias.
Portal Lagarto Notícias – O senhor foi eleito para à Câmara de Simão Dias em 2016, ao longo desse período no poder legislativo quais projetos foram desenvolvidos em prol da população?
PS – Sou um vereador técnico que busquei ao longo dessa legislatura e até a presente data já protocolei na Câmara de Vereadores cerca de 150 indicações, 25 requerimentos, 30 moções, 06 decretos legislativo e mais de 50 projetos de lei. Além disso, fiscalizo o executivo diariamente e realizo diversos trabalhos sociais no Município.
PLN – O vereador é um defensor da causa animal em Simão Dias, o que tem feito em defesa dos animais, principalmente os residentes nas ruas?
PS – Apresentei perante o legislativo projetos de leis que foram aprovados, como a Criação do Conselho Municipal em Defesa e Proteção dos Animais, Dia Municipal do Animal, dentre outros. Além disso, temos apoiado a população visando a castração de animais, buscando diminuir a quantidade de animais abandonados. Além disso, temos garantido apoio com remédios e consultas gratuitas através de parcerias com veterinários.
PLN – O senhor disputará à reeleição este ano? Porque trocou o PV pelo PSB?
PS – Sim! Estive filiado ao Partido Verde desde 2006, mas infelizmente a nova legislação eleitoral proibiu coligações proporcionais. Nesse sentindo, entendi que o melhor caminho seria caminhar com o líder, Cristiano Viana, no Partido Socialista Brasileiro.
PLN – Pequeno Soares é vereador no município, qual seu propósito, enquanto pré-candidato à reeleição?
PS – Quero continuar estudando os problemas e as principais demandas da cidade e, assim, estabelecer um elo entre o legislativo e o executivo, opinar e buscar garantir melhor qualidade para os Simãodienses.
PLN – O que não foi possível realizar no seu primeiro mandato, que o senhor gostaria de concretizar, caso seja reeleito?
PS – Sem dúvida alguma, continuarei lutando para implantação de política pública para os animais abandonados. Além disso, lutarei para que seja realizado concurso público dentro da nossa realidade, bem como, vou continuar buscando qualidade para os servidores públicos municipais.
PLN – Em sua opinião, quais adjetivos deve ter um pré-candidato ao legislativo em Simão Dias?
PS – Dentre muitos adjetivos, prezo sempre pelo legislador que encara o debate e o diálogo. Um vereador deve estabelecer conexão com seu agrupamento, mas não pode votar em tudo com olhos vendados, mas sim, propondo emendas e melhorias nos textos apresentados para votações.
PLN – Reeleito, Pequeno Soares pretende disputar a Presidência da Câmara?
PS – Não coloco os carros na frente dos bois. Primeiro, é aguardar a aprovação do povo nas urnas, demonstrando ao longo da caminhada que estou preparado para os novos desafios que virão.
PLN – O seu partido, o PSB, tem condições de eleger quantos vereador em Simão Dias?
PS – Na divisibilidade dos agrupamentos haverá proporcionalidade de eleitos, no entanto, o PSB quer formar a maior bancada da Câmara, elegendo assim, entre 04 e 05 vereadores.
PLN – Após oito anos fora do poder em Simão Dias, o senhor acredita que o agrupamento de oposição deve reconquistar a prefeitura local em 2020?
PS – O sentimento do povo nas ruas é o mesmo de 2012. Os agrupamentos que estão no poder cansam e acabam não amenizando as demandas e os anseios da população. Desse modo, nosso líder, Cristiano Viana, vem se preparando há alguns anos e está pronto para apresentar um projeto de governo diferente, ousado, mas com compromisso com as camadas mais vulneráveis.
PLN – O senhor acredita que caso seja eleito, Cristiano Viana possa desenvolver um projeto de desenvolvimento do município?
PS – Cristiano Viana tem larga experiência no legislativo, sendo o mais votado nas eleições de 2008 e 2012. Além disputou as eleições de 2016 e 2018 tendo, novamente, votação expressiva. Sua caminhada neste período construiu significação junto a população e, hoje, nosso pré-candidato a prefeito consegue compreender quais são os principais problemas dos Simãodienses. Dentre vários problemas, não resta dúvida, que o setor da Saúde terá várias modificações e será exemplo para o nosso Estado.
PLN – Mudando o foco para à pandemia do Coronavírus, como legislador, como avalia o trabalho do município e do estado no enfrentamento à doença?
PS – O covid-19 pegou todos os gestores de surpresa. Notei que a prefeitura demorou a atentar-se e não avançou em pontos essenciais. Até a presente data não chegou nenhum projeto de lei do executivo, exclusivamente, para minorar os problemas com a pandemia. Já o Estado focou na busca por garantias de leitos, mas também, esqueceu de ajudar os municípios no enfretamento do problema.
PLN – Em sua opinião como será o país pós-pandemia?
PS – Sem dúvida alguma o País sofrerá nos próximos dois anos com o declínio da economia e isso afetará os Estados e Municípios. Serão anos de desafios que exigirá dinamicidade e versatilidade para encarar os problemas. Os próximos gestores não podem ficar olhando para os retrovisores, assim, terão que agir sem titubear.
PLN – Simão Dias comemorou 130 anos de Emancipação Política no último dia 12 de junho, qual a sua opinião com relação ao município como força política e econômica para Sergipe?
PS – Simão Dias é uma cidade ordeira, com filhos ilustres que demonstram força política nas esferas constitucionais. São 130 anos de história e lutas, mas que pela sua força econômica e política é preciso, ainda, superar obstáculos e avançar para buscar, incessantemente, transferir rendas e gerar mais empregos, desenvolvendo assim a nossa cidade.
PLN – Para finalizar, que mensagem Pequeno Soares deixa para o povo de Simão Dias nos 130 anos do município?
PS – Não desista dos sonhos. A nossa luta é diária e mesmo sofrendo com todos os percalços é possível transformar Simão Dias. Os Simãodienses merecem políticas públicas eficientes, com ética, moral e respeito ao dinheiro público. A corrupção e o nepotismo não pode continuar e se perdurar por mais anos.