- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Marival Santana: “Conseguimos avançar muito mais do que em seis décadas de política arcaica e coronelista”
17 de junho de 2020 - 11:30, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Dando sequência a série de entrevistas voltada aos 130 anos de Emancipação Política de Simão Dias, a Entrevista no Lagarto Notícias é com o gestor do município, Marival Silva Santana.
Portal Lagarto Notícias – Simão Dias comemorou em 2020 seus 130 anos de Emancipação Política, qual a sensação do prefeito Marival Santana de poder contribuir com desenvolvimento do município?
Marival Santana – A sensação é de dever cumprido, uma vez que durante os sete anos e meio da nossa gestão, nós conseguimos avançar em todas as áreas e secretarias muito mais do que o que foi avançado em seis décadas de política arcaica e coronelista.
PLN – Pode se afirmar que Simão Dias é um outro município após a sua ascensão à prefeitura em 2012?
MS – Sem dúvidas, isso fica nítido se você percorrer o nosso município, se observar imagens de antes e depois da nossa gestão isso fica ainda mais visível. Houve uma infinidade de obras de infraestrutura e pavimentações; reformas e construções de prédios públicos, praças, quadras poliesportivas; avanços significativos nas áreas da saúde e educação; Vale ressaltar que assumimos uma dívida milionária de INSS e FGTS deixada pelas administrações anteriores, valores eram retidos da conta do servidor, porém, os mesmos não eram repassados, comprometendo as aposentadorias de diversos servidores do município.
PLN – Quais avanços podem ser destacados durante a sua gestão na área da saúde?
MS – A Saúde foi e é prioridade, cresceu muito com a nossa administração, reformamos quase todos os postos de saúde, construímos 13 novas Unidades de Saúde, inclusive, inauguramos uma Clínica de Saúde da Família no Povoado Triunfo que já estava construída pela gestão anterior desde 2011 e eles não conseguiram dar funcionalidade, sendo inaugurada por nossa gestão em 2013. Na nossa gestão implantamos o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, nos tornamos referência nacional no quesito Atenção Domiciliar, principalmente, no que concerne a programas como o que batizamos de Melhor em Casa. Saímos de 04 para 12 equipes de PSF’s, ampliamos a frota de ambulâncias e veículos que dão assistência para saúde da nossa população, dentre outras benfeitorias. Inauguramos também um Centro de Especialidades que chegou a contar com 12 especialidades, como otorrinolaringologista, cardiologista, psiquiatra, ginecologista, fonoaudiólogo, nutricionista, obstetra, psicólogo, neurologista, pediatra, ortopedista e odontólogo, após algumas exigências para com os profissionais, passou a contar com seis especialidades e, hoje, por conta do estado de emergência em saúde pública, conta apenas com os serviços essenciais.
PLN – No setor de educação, quais os investimentos realizados pela gestão Marival Santana?
MS – A Educação é outra pasta que é nossa prioridade, ao iniciarmos a administração, encontramos dos 32 prédios da educação 31 em ruínas, apenas um estava em boas condições, de lá pra cá já reformamos 22 prédios, concluímos a construção de uma creche nova e construímos uma outra, também foi construída uma Escola Modelo, além disso, 03 Quadras Poliesportivas foram construídas nas maiores escolas municipais. Melhorias significativas também foram feitas no tocante a qualidade da merenda escolar.
PLN – Qual o balanço que o senhor faz em relação as outras áreas do município?
MS – O balanço é totalmente positivo, visto que sempre buscamos total transparência e base legal para nossas ações, no administrativo e controle interno organizamos toda parte documental e burocrática, bem como na parte financeira e tributária. Na agricultura as atividades foram constantes, principalmente no que diz respeito ao trabalho de instalação e manutenção de poços artesianos, ampliando esse fornecimento; foi feita a aquisição de 02 caminhões-pipa próprios, além das contratações de outros para melhor potencializar o serviço de distribuição de água; outro serviço extremamente relevante foi a instalação do sistema de abastecimento de água em diversos povoados do nosso munícipio, a exemplo dos povoados Muniz, Lagoa Seca, Salobra, Ilhotas, Jaqueira, Sítio Alto, Saco do Capim, Brinquinho, parte do Paracatu de Baixo e Assentamentos 08 de Outubro e 27 de Outubro, em parceria com o Projeto Dom Távora também houveram instalações nos povoados Apertado de Pedras, Deserto, Rua do Fogo na Caraíbas de Fogo e parte dos Paracatus do Meio e de Cima. O mesmo posso afirmar na inclusão, além de esporte e lazer, visto que nunca houve tantas ações, realizações esportivas e de benefício corporal e de saúde para população como ocorre nessa gestão, assim como mantivemos e revivemos festas tradicionais do nosso município. Na área de esportes também foram construídas Quadras Poliesportivas nos povoados Pau de Leite e Triunfo, na Rua Santa Cruz e Conjunto Centenário e temos em execução uma no Conjunto Manoel Ferreira Matos e outra no Povoado Bonsucesso.
PLN – O prefeito Marival Santana é um homem realizado no tocante a gestão pública municipal ou ficou algo que queria realizar, mas não foi possível?
MS – Eu costumo dizer que nunca devemos estar totalmente satisfeitos, trabalho é uma coisa que quanto mais você buscar, mais achará pra fazer. Então tenho ciência do trabalho ininterrupto realizado desde o primeiro dia de gestão e de todo o avanço alcançado, mas nunca podemos estar totalmente satisfeitos, essa é a receita do desenvolvimento. É válido salientar que possivelmente não conseguirei finalizar tudo que tenho buscado, exemplo disso é que temos inúmeros projetos em andamento, recursos na ordem de R$ 19.800.000,00 em análise, sendo que R$ 8.900.000,00 já foi aprovado pelo FNDE e está com I.D. de obra aguardando apenas liberação por parte do Governo Federal para ser dado início.
PLN – Marival é um político bem avaliado pela população simãodiense, como o senhor destacaria ser tão bem visto pelo povo?
MS – Todos os dias durmo tarde planejando os trabalhos a serem executados e acordo nas primeiras horas da manhã pronto para executá-los. Acredito que toda avaliação é reflexo daquilo que nos propomos a fazer em prol do desenvolvimento da nossa terra e do nosso povo.
PLN – O senhor faz política de forma democrática e ao longo de sua administração recebeu diversas emendas parlamentares. Cite as parcerias com deputados federais e o Governo do Estado.
MS – Durante a nossa gestão desenvolvi projetos e busquei bater nas portas de todos os parlamentares que representam a bancada sergipana em Brasília-DF, por alguns fui atendido e por outros não, os que não nos atenderam foi por não ter compromisso com a população simãodiense. Com o Governo do Estado realizamos uma importante parceria em prol do desenvolvimento de Simão Dias, parceria essa que rendeu e vem rendendo bons frutos, onde o povo é quem sai ganhando.
PLN – Como tem sido o trabalho da sua gestão no enfrentamento ao Novo Coronavírus no município?
MS – O município de Simão Dias possui um sistema único e próprio que ajuda bastante no acompanhamento e monitoramento dos usuários atendidos no âmbito da Covid-19. O sistema tem como objetivo organizar o fluxo assistencial, registrar as informações dos usuários no momento de início dos sintomas característicos da Covid-19, visando o correto e resolutivo monitoramento e manejo clínico, de acordo com a clínica e classificação de risco, garantindo o registro histórico evolutivo dos atendimentos em uma plataforma online com similaridade de prontuário eletrônico específico para atender a população de acordo com as medidas restritivas de enfrentamento para reduzir a proliferação do vírus. O referido sistema é único e pioneiro em Sergipe, tem sido inclusive motivo de elogios e sondagens de equipes do Hospital Albert Einstein em São Paulo e está concorrendo a uma premiação nacional, visto que foi avaliado por um grupo de curadores da Opas/OMS e Ministério da Saúde, com especialistas renomados, reconhecendo que a experiência exitosa de Simão Dias está condizente com a Política Nacional de Atenção Básica e com as recomendações da Organização Mundial de Saúde.
Além disso, através das equipes de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado visitas e teleatendimentos de monitoramentos intensivos e diuturnos, tanto com as pessoas confirmadas como com os monitorados. Também tem realizado desinfecções em vias públicas, tem passado orientações para população através de carros de som, distribuiu lavados em diversos pontos do município para higienização dos munícipes, decretou a obrigatoriedade do uso de máscaras antes mesmo do Estado decretar, regulamentou restrições para velórios e enterros e ampliou os horários e dias de atendimento na Clínica de Saúde da Família Eunice Barbosa, no centro da cidade.
PLN – Em função da Covid-19, o Brasil passou por severas restrições, principalmente no setor do comércio, em Simão Dias, como essa doença pode afetar diretamente à população?
MS – Infelizmente ninguém estava preparado para essa pandemia, todos fomos pegos de surpresa, com isso, houve a necessidade de isolamento e de restrição do comércio, afetando toda a população. Felizmente já está em curso um plano de retomada da economia traçado pelo Governo do Estado, onde o comércio poderá voltar de forma gradativa às suas atividades normais, desde que atenda as medidas sanitárias.
PLN – Focando na política, quais os preparativos do agrupamento do PSC e de Marival Santana para a sucessão 2020 em Simão Dias?
MS – Os preparativos são para que seja dado continuidade a um trabalho árduo e sério iniciado por nós, tendo Aloízio Viana como nosso vice e que resultou em muitas conquistas em benefício da população simãodiense. Nada mais justo que a sucessão ser composta por quem me acompanhou em todos esses anos e tem uma vasta experiência política, como é o caso nosso pré-candidato a prefeito Aloízio. É válido lembrar que não existe nenhum fato em sua carreira política que desabone sua conduta e envergonhe a população. Ao lado dele, como pré-candidato a vice-prefeito, temos Luiz Albérico, médico muito conhecido e querido em nossa região, que também conta com sua experiência política e respeito de todos.
PLN – Qual mensagem o prefeito Marival Santana deixa para os simãodienses nos 130 anos de Emancipação Política do município?
MS – É uma satisfação estar como chefe do poder executivo nesse momento histórico onde Simão Dias completa 130 anos de Emancipação Política e por saber que nesse período onde estou a frente a nossa terra passou pelo maior desenvolvimento de sua história. A mensagem é de carinho e respeito por esse povo trabalhador, acolhedor e hospitaleiro. Que Deus continue iluminando a nossa população, cobrindo de bênçãos e sabedoria para continuar tomando as decisões corretas para o destino da nossa querida Simão Dias.