- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Matheus Corrêa: “Tenho muito orgulho de dizer que sou neto e sigo os passos de José Corrêa”
20 de abril de 2020 - 16:00, por Alexandre Fontes
Portal Lagarto Notícias
Segunda-feira, 20 de abril, data que é comemorada a elevação a categoria de cidade. E por este motivo, entrevistamos o neto do saudoso lagartense José Corrêa Sobrinho, o jurista, servidor público e pré-candidato a vereador Matheus Corrêa.
Portal Lagarto Notícias – Hoje, 20 de abril é o aniversário da cidade de Lagarto, como filho da terra e membro de uma família que há anos contribui com o desenvolvimento da cidade, qual a análise que Matheus Corrêa faz desses 140 anos de Cidade Ternura?
Matheus Corrêa- Lagarto é uma cidade especial e muitíssimo abençoada. Na brilhante história dessa urbe vimos valorosos cidadãos lutando pelo progresso, não obstante ainda lidamos com alguns poucos que não querem ver a verdadeira independência e o franco desenvolvimento do nosso município: algo que com o tempo será superado!
PLN- Neto do saudoso José Corrêa Sobrinho, Matheus Corrêa é o herdeiro político do avô, em Lagarto?
MC – Tenho muito orgulho de dizer que sou neto e sigo os passos de José Corrêa, um homem ímpar na nossa cidade, que tratava todos conterrâneos como se fosse realmente da família, com a conhecida reverência de “primo”. Meu avô teve uma bela trajetória na política partidária sendo vereador e presidente da Câmara de vereadores por algumas vezes, bem como secretário municipal e um articulador político de mão cheia; seguirei trilhando o mesmo caminho dele, sempre com a verdade ao meu lado e colocando o bem estar do lagartense em primeiro lugar.
PLN- Falando ainda no ilustre lagartense José Corrêa Sobrinho, qual seria a maior injustiça que poderia ser feita da memória do seu avô?
MC- Graças a Deus a maior injustiça foi após o seu falecimento, quando um grupo político de Lagarto tentou manchar a honrosa e merecida homenagem na colocação do nome dele no Mercado Municipal. Tentaram, de forma vil e rasteira, envolver politicagem onde somente existia gratidão, agraciamento e respeito. Mas, como sempre, o bem vence e não conseguiram manchar a imagem de José Corrêa. Posteriormente, um vereador com o objetivo, na minha visão, de somente agradar seus novos líderes políticos e de se aparecer ingressou com um projeto de lei para modificar o nome do mercado novamente, algo que restou infrutífero por ser ilegal como mencionamos em Moção de repúdio protocolado na Câmara Municipal de Lagarto, assinada pelo Rotary Club, CDL e APDEL.
PLN- Falando em Lagarto, o jurista e servidor público, Matheus Corrêa é pré-candidato a vereador? Por que decidiu ir para uma possível disputa do legislativo lagartense?
MC- Sim, sou pré-candidato a vereador de Lagarto. Foi uma decisão muito difícil de ser tomada, mas hoje me sinto preparado para fazer meu papel de cidadão lagartense naquele parlamento, sem amarras e com muita independência e preparo adquirido na minha vida acadêmica como bacharel em Direito pela UFS, pós-graduações, no período que advoguei e agora como servidor público na área de Segurança. Tenho muito gosto pela boa política, incentivado muito pelo exemplo do meu avô José Correa e minha tia Emília Corrêa. Lagarto passa por um momento turbulento na política e noutro âmbitos, necessitando, portanto, de novas ideias, novos nomes sem vinculação a caciques políticos, que lutem realmente pela população.
PLN- O Portal Lagarto Notícias já noticiou por diversas vezes que a área jurídica estará mais presente do que nunca para ocupar espaço na Câmara Municipal de Lagarto, qual a sua análise sobre isso?
MC – Vejo como positiva a presença de advogados, bacharéis em Direito e servidores públicos que atuam nessa área, pois trará ao parlamento municipal um tom técnico no âmbito jurídico e legal nas complexas questões que nossa cidade passará.
PLN – Quem conhece o presidente da OAB Sergipe Inácio Krauus sabe que ele é contra a presença política local partidária na Ordem dos Advogados, você acredita que estão tentando em Lagarto usar da imagem da OAB para promoção pessoal e consequentemente política?
MC – Todos sabem do respeito que a OAB e seus membros possuem perante a sociedade pelos serviços prestados à toda nação. O “know-how” dessa relevante instituição não pode ser utilizado em política partidária, e eu acredito que os presidentes Dr. Inácio e Dr. Alex Sandro não permitiriam algo desse tipo, além de que a classe é muito altiva e esclarecida, não seria manipulada. Cabe ressaltar que é imprescindível a participação impessoal da OAB para lisura e legalidade do processo eleitoral e democrático.
PLN – A sua tia e vereadora de Aracaju Emília Corrêa era certa como pré-candidata a prefeita da capital. O porquê do recuo?
MC – A conjuntura política atual no Brasil é muito complicada, e em Sergipe não é diferente. Emília Corrêa foi e é cotada por muitos como a melhor pré-candidata para derrotar o atual prefeito de Aracaju. Partiu do povo de Aracaju o desejo em ver essa mulher forte e de fibra na prefeitura logo após ela ser no pleito de 2018 a candidata a deputada federal mais votada da capital com aproximadamente 35 mil votos, tendo quase 53 mil em todo Estado, sendo a sexta mais votada e infelizmente não conquistando o mandato devido a legenda. Foi difícil explicar a população que mesmo sendo mais votada que 3 candidatos que conquistaram o mandato ela ficou de fora, surgindo dos próprios eleitores o desejo em vê-la no comando do poder executivo da capital. Não houve recuo, apenas uma análise política que atualmente pode ser melhor ela ir à reeleição como vereadora, mas ainda há tempo, até as convenções, para que aconteçam mudanças.
PLN – O jovem Matheus Corrêa já passou em vários concursos públicos. Qual o segredo desses feitos?
MC – Estudo, persistência, dedicação e continuar na busca incessante pelo conhecimento. Ser servidor público requer preparação intelectual e psicológica para atender bem o público alvo e tomar as providências que são cabíveis e ordenadas pela legislação vigente. Lagarto atualmente precisa de concurso público para vários cargos, como exemplo a Guarda municipal de Lagarto onde só temos 12 honrosos guerreiros; enquanto o município de Estância, com uma população menor, possui 141 de acordo com o portal da transparência.
PLN- Qual a mensagem que legítimo lagartense gostaria de deixar aos conterrâneos nestes 140 anos de elevação a categoria de cidade?
MC- Lagarto merece mais!
Nosso município merece mais saúde, mais educação, mais segurança, mais comprometimento, mais transparência, mais valorização.
Que essa nova idade traga novos ventos para nossa cidade, com alento para os que sofrem, e que fiquemos sempre alertas e atentos para que o Poder Público haja a contento.
Finalizo com parte de um poema de minha autoria em homenagem ao nosso querido Município:
“uma hora a esperança aparece,
A luta pelo bem fortalece,
Para, de forma tenaz,
afastar malfeitor contumaz,
E buscar um futuro que satisfaz.
É um sentimento que nunca aparto,
Multiplico e, paradoxalmente, reparto,
Gritando alto, meu amor por LAGARTO! “