- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Padre Alberto: “Acredito que as pessoas estão tendo consciência de quão frágil é a humanidade”
9 de abril de 2020 - 13:34, por Alexandre Fontes
Portal Lagarto Notícias
Nesta quinta-feira (9), que para os católicos significa o início do Tríduo Pascal, o Portal Lagarto Notícias entrevista o Padre Carlos Alberto, pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, do Bairro Novo Horizonte.
Portal Lagarto Notícias – A Semana Santa costuma encher as celebrações de fiéis, mas neste ano isso não será possível devido à pandemia do novo Coronavírus. Como as paróquias têm feito para não deixar os fiéis desassistidos.
Padre Alberto – As paróquias estão usando os meios de comunicação disponíveis. Transmissão nas emissoras de rádio e lives nas redes sociais. As redes sociais são meios facilitadores para evangelização, indispensáveis em nossa realidade atual. Por meio delas conseguimos atingir e interagir com um número maior de fiéis
PLN – Qual é, portanto, o espírito da quaresma?
PA – A quaresma é um período de batalha espiritual contra o espírito do mal. Fundamentada na revelação do evangelho a igreja convida a todos ao arrependimento e à conversão. É um período propício para prática da penitência, do jejum e da caridade, armas que não nos isentam das tentações, mas nos fortalecem contra elas.
PLN – Quais aspectos pastorais convêm ressaltar na quaresma?
PA – Sempre o cuidado com os que mais sofrem. Por meio da Campanha da Fraternidade a Igreja nos orienta para práticas caritativas e solidárias. Ver a realidade das pessoas com compaixão e disponibilidade para atendê-las em suas necessidades.
PLN – Quais as dicas que o senhor pode dar para que os fiéis continuem mantendo os hábitos religiosos na Semana Santa sem a celebração física?
PA – Nesse período de quarentena a vivência da fé deve ser acompanhada do bom senso. A fé em Deus direciona o ser humano para a responsabilidade. Somos membros da Igreja onde quer que estejamos ou em casa ou no templo. O importante nesse período é alimentar a certeza de que Jesus se faz presente nas famílias transformando-as em igrejas domésticas.
PLN – O senhor acredita que os católicos voltarão a participar das celebrações nas Igrejas com mais fervor após esse momento de isolamento social?
PA – Acredito que as pessoas estão tendo consciência de quão frágil é a humanidade e que, sem Deus o homem busca a própria destruição. Muitos têm se voltado para Deus neste período de isolamento social, mas nem sempre a razão é o amor e fidelidade a Deus e sim o medo. Creio que muitos farão o propósito de mudar de vida e se comprometerem com Deus
PLN – Recentemente o senhor assumiu a Paróquia Santa Teresinha, do Bairro Novo Horizonte, em Lagarto. Como tem sido a experiência em trabalhar na cidade de Lagarto?
]PA – Os lagartenses são muito acolhedores e fervorosos. Sinto-me bem mais motivado a desenvolver com os paroquianos de Santa Teresinha um bom trabalho pastoral.
PLN – Qual a mensagem de fé que o Padre Alberto gostaria deixar aos internautas?
PA – Nunca esqueçam: “Tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus ” e nada nos separará de seu imenso amor. Nesse momento de quarentena devemos ter fé e não medo. Fé em Deus e em sua promessas, Ele não nos abandonará jamais e concederá a graça de sairmos sãos e salvos dessas crise. Na confiança exaltemos o nome Santo celebramos com alegria a sua Páscoa. Deus vos abençoe poderosamente.