- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Fábio Reis: “Parabenizo o presidente do MDB/SE Sérgio Reis que se colocou à disposição da prefeitura de Lagarto para ajudar no combate a COVID-19”
20 de março de 2020 - 10:45, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Conversamos com o deputado federal Fábio Reis (MDB-SE) para saber suas opiniões sobre o enfrentamento dessa crise causada pelo surto do novo Coronavírus no mundo e que agora chega ao Brasil. Ele se mantém sereno sobre a situação, mas diz estar preocupado com o que pode acontecer em termos de saúde pública e com os impactos sociais que a COVID-19 irá trazer.
Portal Lagarto Notícias – Deputado Fábio Reis, o momento que nós temos vivido é inédito. Nós ainda estamos aprendendo a lidar com a situação. No que você acredita que pode de fato fazer com que nós ultrapassemos essa crise de forma eficaz?
Fábio Reis – Eu acredito muito na unidade das pessoas. União entre os poderes, entre as esferas, governo federal, estadual e municipal, estando sintonizados, e solidariedade entre as pessoas, porque a recomendação é de isolamento social nesse momento para evitar propagar o vírus. O bom senso é fundamental. Aproveito para elogiar a iniciativa do presidente do MDB em Sergipe, Sérgio Reis, que se colocou à disposição da prefeitura de Lagarto, mesmo ele fazendo parte da oposição, para ajudar o município no combate ao Coronavírus. Iniciativa louvável. De pura nobreza política.
PLN – Acredita que a gestão da Prefeitura de Lagarto recebeu bem? Viu algum movimento no sentido de solidariedade e união para combater o Coronavírus por parte do agrupamento da prefeita Hilda Ribeiro e do deputado Gustinho Ribeiro?
FR – Não gosto de fazer juízo de valor sobre o que as pessoas deixam de fazer, principalmente em se tratando de colegas políticos. Mas enquanto estou com minhas atividades externas suspensas acabo visualizando mais vezes as redes sociais e infelizmente presenciei uma série de ataques à minha família, a mim, ao Sérgio, inclusive tentando associar nossa imagem ao Coronavírus. Eu sinceramente tomei um choque. Repugnante isso.
Enquanto estamos preocupados com o que pode acontecer com nossos amigos, com nossa gente lagartense, com nossos familiares, ver esses ataques nas redes sociais me machuca um pouco ao perceber o que o ser humano, principalmente os políticos, são capazes de fazer. Mas vamos deixar essas banalidades de lado. Eu estou com Sérgio. Momento não é de falar em política, é de falar em salvar vidas.
PLN – Vamos deixar a política local para outro momento e falar na política que realmente é importante para a população. Como o senhor tem trabalhado essa questão da pandemia na Câmara dos Deputados?
FR – Assim que o risco de surto no país foi detectado, eu e colegas deputados já iniciamos os estudos para concretizar ideias para o combate ao Coronavírus. Lancei um pacote de medidas de proteção à população, inclusive à população indígena, que a gente ouve pouco falar como elas está sendo protegidas.
Sugeri ao Ministério da Justiça, através da FUNAI, a distribuição de cartilha explicativa sobre o Coronavírus aos indígenas, também distribuição em escolas, além de campanha publicitária pesada em todo território nacional para que possamos nos proteger e reduzir ao máximo a infecção. Também indiquei a necessidade de distribuir gratuitamente máscaras e também a criação de uma linha telefônica para tirar dúvidas e tranquilizar a população.
PLN – E em relação ao estado de Sergipe, onde já tem seis casos confirmados, tem acompanhado a situação?
FR – De perto. Muito atentamente. Confio no trabalho do governador Belivaldo Chagas e do secretário de saúde, Dr. Valberto, e toda a equipe do Governo do Estado. Eles estão fazendo um trabalho primoroso de organização e antecipação de ações para contingenciar a transmissão do Coronavírus. O monitoramento acontece de forma intensiva na capital e no interior. As tomadas de decisões são rápidas. Então é um trabalho potencialmente importante e que terá reflexos no futuro. Sabemos que ainda estamos no começo de um trabalho, e não sabemos como será a cada dia que passa, mas os resultados até agora estão dentro do que esperamos. Graças a Deus. Vamos ultrapassar isso com solidariedade, humanidade e vamos nos fortalecer ainda mais como seres humanos.