- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Cuidados paliativos é tema de capacitação para equipe do HUL-UFS
17 de janeiro de 2020 - 11:21, por Marcos Peris
Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, acadêmicos e residentes de medicina, além de gestores professores do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) participaram internamente da capacitação “Conceitos Iniciais em Cuidados Paliativos”, que teve como objetivo primordial instrumentalizar os profissionais na assistência a pacientes cuja abordagem envolve também os cuidados paliativos, de modo a que usufruam de um tratamento mais uniformizado e integral em todos os âmbitos da assistência.
A capacitação aconteceu durante três dias consecutivos, nos turnos da manhã e da tarde, ministrada pela Prof. Dra Rívia Amorim, geriatra do HUL e membro da Equipe de Cuidados Paliativos do HUL, com supervisão da Prof. Dra Evelyn Machado, chefe da Divisão Médica e Diretora Técnica da unidade hospitalar.
“A capacitação teve tópicos importantes na prática clínica diária, em conformidade com princípios ditados no Manual de Cuidados Paliativos da Academia Nacional de Cuidados Paliativos- ANCP, na revisão das principais resoluções sobre o assunto, e em princípios do Conselho Federal de Medicina-CFM sobre condutas norteadoras em relação a essa terapêutica”, destacou a médica Rívia Amorim. “Além de abordagem em escalas de avaliação de sintomas e em escalas prognósticas”, observou.
De acordo com a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), os cuidados paliativos têm por base conhecimentos inerentes às diversas especialidades, possibilidades de intervenção clínica e na terapêutica das diversas áreas de conhecimento da ciência médica e de conhecimentos específicos.
Dentre os princípios que regem a atuação da equipe multiprofissional de cuidados paliativos, reafirmados em 2017 pela OMS, constam a promoção do alívio da dor e outros sintomas desagradáveis; a integração de aspectos psicológicos e espirituais no cuidado ao paciente; e a consideração de abordagem multiprofissional para focar as necessidades dos pacientes e seus familiares.
Pela Resolução n 41 de 31 de outubro de 2018, os cuidados paliativos devem fazer parte da abordagem terapêutica no SUS e por essa resolução é fornecida “diretriz para a organização dos cuidados paliativos à luz dos cuidados integrados no âmbito do SUS “, destaca Rívia Amorim, que foi a profissional responsável pela iniciativa de capacitação dos profissionais do HUL.