- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
HUL-UFS adere a programa de gestão da qualidade da Ebserh
26 de dezembro de 2019 - 09:58, por Marcos Peris
Promover a cultura de melhoria contínua dos serviços prestados à população. Esse o objetivo do Programa e Selo Ebserh de Gestão da Qualidade (SEQuali) no âmbito dos 40 hospitais universitários federais (HUF) que compõem a rede Ebserh.
Visando a implantação desse programa no Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), o Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde (SGQUS) da unidade, juntamente com o Setor de Auditoria Interna do hospital, acabam de promover o primeiro curso de formação de avaliadores internos da instituição de saúde.
Os avaliadores internos do HUL ficarão responsáveis por promover e executar avaliações periódicas visando a melhoria contínua dos processos de trabalho e serviços ofertados aos usuários, a fim de que sejam alcançados padrões de excelência estabelecidos por organizações nacionais e internacionais, exigidos pelo programa.
O que se objetiva é alcançar os índices de conformidade e maturidade da instituição em relação à gestão da qualidade para obtenção do Selo Ebserh de Qualidade, que visa reconhecer formalmente os hospitais que atingirem padrões estabelecidos no sistema de avaliação.
“Com isso, garantindo a qualidade e segurança dos processos assistenciais ofertados aos pacientes que buscam os hospitais universitários”, observa o superintendente do HUL, professor Manoel Cerqueira Neto “Além disso, o programa de qualidade Ebserh credenciará o HUL em processos de acreditação nacional, a exemplo da ONA (Organização Nacional de Acreditação) e até mesmo quanto a organismos internacionais de acreditação de unidades de saúde, como o Joint Commission”, destacou.
Para o superintendente, a adesão do HUL enquanto hospital-escola ao programa também possibilitará aos alunos da unidade hospitalar, desde a graduação até a pós-graduação, a vivência de processos e rotinas certificados. “Garantindo um profissional mais qualificado e habituado a padrões de qualidade e segurança em saúde”, enfatiza.
Avaliações internas
Para obter um diagnóstico situacional, será realizada uma autoavaliação da unidade hospitalar utilizando como instrumento norteador o Manual de Diretrizes e Requisitos do Selo Ebserh de Qualidade. Outra iniciativa será a realização de avaliações internas parciais, objetivando mensurar a progressão obtida no esforço pela qualificação dos serviços ofertados. A identificação de não conformidades, por sua vez, deflagrará ciclos de melhoria.
Para Ana Libório, chefe do SGQUS, o apoio dessas instâncias é imprescindível para o alcance dos objetivos. “Para aproximar e promover um melhor diálogo entre as áreas envolvidas, e para alcançar o êxito deste processo, que vem como um catalisador das mudanças necessárias para obter a excelência na gestão, no cuidado, no ensino e na pesquisa”, ressalta.
O grupo de avaliadores internos do HUL, composto por profissionais de diversas áreas, terá uma atuação interdisciplinar e será responsável por avaliar os processos já estabelecidos na instituição, além de propor intervenções que visem a segurança e a qualidade do atendimento.
No HUL, o programa Ebserh de Gestão da Qualidade conta com o apoio do Serviço de Gestão da Qualidade da Ebserh/sede, e do colegiado e auditoria interna da instituição hospitalar.
Sobre a Ebserh
O HUL-UFS é filiado à Rede Ebserh, instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.