- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Aluno da APAE de Lagarto representa Sergipe em festival nacional
22 de novembro de 2019 - 15:19, por Redação
Portal Lagarto Notícias
O Festival Nacional Nossa Arte de 2019, aconteceu em Manaus, do dia 19 ao dia 21 de novembro, e contou com a representatividade sergipana, através do lagartense Cléber Lisboa, de 30 anos, aluno de dança da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Lagarto.
Cléber tem Síndrome de Down, uma alteração genética causada por erro na divisão celular, mas isso não o impediu de entrar no mundo da arte e ser considerado um garoto talentoso, demonstrando habilidades para dança contemporânea de forma natural em todo o seu desenvolvimento. Além disso, Cléber também chama atenção por ser meigo, atencioso e acolhedor. Um garoto que encanta a todos, e que mesmo dentro de suas limitações transmite muita felicidade.
O Festival Nacional Nossa Arte é um dos maiores eventos organizados pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes). A cada 3 anos, artistas com deficiência intelectual e múltipla que são atendidos pelas Apaes de todo país participam da edição nacional. O evento promove inclusão através da arte e cultura.
O diferencial do aluno Cléber nesse festival foi a entrega na dança. Para ele em especial, dançar, se apresentar, ser aplaudido e visto é realizador. Para a assistente social da APAE Lagarto, Raqueline Moura, essa competição serve para alavancar o sonho de Cléber. “Espero que a partir dessa experiência de vivenciar uma competição nacional, que ele continue se empenhando, sonhado em busca de vivências tão enriquecedoras como essa. É só reafirme dentro dele o quanto ele é capaz” comentou.
A APAE Lagarto, coordenada por Armando Fontes, objetiva melhorar as condições de vida de portadores de deficiência, e, principalmente, apoiar o desenvolvimento e os direitos desses cidadãos. “É importante para levar o nome do município e da APAE- Lagarto de uma forma estadual e nacional. Além de reafirmar a seriedade do trabalho desenvolvido na instituição, bem como o olhar para as potencialidades dos educandos” destacou Raqueline.
Além do lagartense Cléber, Sergipe também foi representado por Samuel Correia, de 33 anos, aluno da APAE de Aracaju. Samuel é portador de paralisia cerebral, uma desordem cerebral que ocorre durante o desenvolvimento fetal ou, raramente por conta de uma lesão cerebral após o parto. Assim como Cléber, Samuel superou suas limitações e participou do festival competindo na categoria pintura, na qual ele mostrou suas habilidades na pintura com os pés.