- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Em Salgado, professores da rede municipal fazem manifestação para cobrar direitos
29 de agosto de 2019 - 12:03, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Com o objetivo de cobrar o cumprimento de direitos adquiridos por lei, professores da rede municipal de Salgado realizaram protesto na entrada da cidade na manhã desta quarta-feira (29).
Os docentes fizeram uso de faixas e cartazes, além de palavras de ordem, para denunciar o descaso da gestão do prefeito Duílio Siqueira (PSB) com a classe.
Segundo informações do professor Ginaldo dos Santos, que representa o Sintese em Salgado, os professores reivindicam reajuste salarial, o pagamento do Piso Salarial do Magistério, pagamento de férias (1/3 e 1/6 férias de 2018 e 1/6 de 2019, assegurados por lei, bem como o adicional de 1/3 aos 20 anos de alguns docentes.
Ainda de acordo com o Sintese, o município de Salgado descumpre a lei nacional, ou seja, a Lei nº 11.738/2008, que dispõe sobre o Piso Salarial do Magistério. O descumprimento por parte da administração de Duílio Siqueira coloca Salgado como o município sergipano que pior renumera o professor em sala de aula.
Os professores decidiram realizar o protesto após deliberação da classe em Assembleia Geral da Categoria realizada no dia 19 de agosto. Também através de ofício nº 1.602/2019, o Sintese solicitou ao Ministério Público a intermediação de audiência entre o município e o Sindicato.
De acordo com o Sintese, o pedido ao MP ocorreu devido à falta de diálogo entre a categoria e a gestão socialista. Desde janeiro deste ano, a classe tenta ser recebida pela gestão, mas sem sucesso. Os professores também solicitaram apoio na Câmara de Vereadores do município, porém não obtiveram sucesso na investida.
Após a manifestação e a intervenção do Ministério Público, a Prefeitura de Salgado se pronunciou e marcou audiência com o Sintese para o dia 10 de setembro.