- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
PADRE PAULO SEZA AOS CUIDADOS DA PIEDADE*
28 de agosto de 2019 - 08:53, por Claudefranklin Monteiro
Esta noite, em pouco menos de dois dias, a cidade de Lagarto vive mais um momento de júbilo em sua vida história religiosa. A Paróquia Nossa Senhora da Piedade recebe seu novo vigário. Com entusiasmo e grande expectativa, acolhemos o Padre Paulo Seza Bispo dos Santos, nascido na cidade sergipana de Tomar do Geru, no dia 19 de dezembro de 1981.
Padre Seza foi ordenado diácono, na Catedral de Estância, no dia 6 de agosto de 2014, numa leva de jovens vocacionados que formam uma nova geração de sacerdotes da Diocese, a exemplo de Édson Santos Santana (atual pároco de Nossa Senhora de Fátima, Lagarto), José Edvaldo Silva Santos (natural da Colônia Treze), Wagner Batista dos Santos (que substitui Padre Seza em Riachão do Dantas), e Padre Alécio Vieira (natural de Lagarto, atualmente dedicado à administração pública, na Prefeitura de Tobias Barreto).
No dia 7 de fevereiro de 2015, em Lagarto, no Ginásio de Esporte Rosendo Ribeiro Filho, com sua capacidade máxima esgotada, Padre Seza, juntamente com os anteriormente citados, foi ordenado sacerdote sob a presidência de Dom Giovanni Crippa. Foi uma ocasião memorável em que éramos apresentados, pela primeira vez, àquele que mais tarde viria a ser nosso novo vigário.
Até novembro de 2016, Padre Seza foi vigário paroquial de Senhora Sant’Ana (em Simão Dias). Na ocasião foi nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, na cidade de Riachão do Dantas, onde esteve até a última quinta-feira, dia 22 de agosto. Sua primeira experiência como Pároco pode ser traduzida pelo depoimento de Júnior Oliva, em uma rede social, em que diz: “(…) Apresentou para a nossa comunidade uma Igreja renovada, acolhedora, que promove a inclusão e a participação de todos os cristãos. (…) A Igreja que é deixada em Riachão do Dantas é semente de uma nova sociedade e sacramento da vida em dignidade, evangelizadora de um tempo novo, servindo com simplicidade e sem arrogância”.
Valho-me das palavras de Júnior Oliva para lhe apresentar a nossa Paróquia, cuja identidade pastoral vai ao encontro de seu pronunciamento. A Piedade tem como principais características o acolhimento e a doação. Para além de ser uma paróquia-mãe, também é uma referência histórica e cultural para Sergipe. Tem um povo fiel, devoto a sua Padroeira e obreiro. Uma Igreja viva e atuante, protagonista em todos os setores da sociedade lagartense, celeiro de bispos e de inúmeras vocações sacerdotais. Os padres e religiosos que por aqui passam, deixam e levam sempre grandes contribuições, lições e aprendizagens. A Piedade faz bem a quem bem dela se serve e serve.
O cantor Diego Fernandes, em oração, pede a Deus que lhe ensine a viver quatro verbos no relacionamento uns para com os outros: PRECISAR, CUIDAR, CONFIAR E TOLERAR. Padre Sezar, se precisar de nossa doação, não se faça nunca de rogado; procure estabelecer com suas novas ovelhas uma relação de confiança e de entrega, sem reservas; tolere nossas limitações e acolha sempre nossas orações e nelas nos coloque aos cuidados de Deus.
Por fim, somos conhecedores de suas condições de saúde. Saiba que em Lagarto, o Senhor encontrará, sobre o colo sagrado de Nossa Senhora da Piedade, a graça de ser curado. Afinal, cuidar é curar e nós cuidaremos muito bem do Senhor. Seja bem-vindo!
* Mensagem de recepção ao novo vigário da Paróquia N. Sra. da Piedade, em 24 de agosto de 2019.