- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Atendimento de pacientes da atenção básica é tema de reunião entre HUL e Saúde local
23 de agosto de 2019 - 08:31, por Marcos Peris
Otimizar o acesso de pacientes oriundos da atenção básica que necessitem de acompanhamento por um especialista. Esse o objetivo de reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira, 22, entre o Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), quando foi discutido o estabelecimento de um fluxo de encaminhamento de usuários aos médicos especialistas do hospital, regulados a partir do atendimento inicial no posto ou unidade básica de saúde local.
O Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário funciona no Centro de Simulações e Práticas do Campus UFS Lagarto, disponibilizando consultas em áreas como Gastroenterologia, Gastroenterologia Pediátrica, Alergia e Imunologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica, Geriatria, Ginecologia, Nefrologia, Nefrologia Pediátrica Pediatria, Pneumologia, Reumatologia, Reumatologia Pediátrica, Psiquiatria, Psiquiatria da Infância e Adolescência, Ortopedia Clínica, Otorrinolaringologia, Neurologia, Geneticista e Hepatologia.
Para acesso aos serviços do Ambulatório de Especialidades do HUL, a marcação da consulta para os pacientes internos do hospital, que recebem alta com indicação para um especialista, é realizada pelo próprio Núcleo Interno de Regulação (NIR) da unidade hospitalar. Já para os pacientes externos, que também precisem recorrer a um especialista, o acesso aos serviços deve ser através da Unidade Básica de Saúde de suas respectivas localidades, via sistema de regulação.
Participaram do encontro na sede da secretaria o superintendente do HUL, professor Valter Santana, o gerente de Atenção à Saúde, professor Manoel Cerqueira Neto, o chefe da Divisão Médica e Diretor Técnico do hospital, Érico de Pinho Menezes e o chefe Do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde, Marcos Henrique dos Santos, que foram recepcionados pela secretária Polyana de Souza Ribeiro, pela coordenadora da Atenção Básica, Daniela Souza da Silva e pela Coordenadora de Atenção Especializada, Sara Sandes.
“O que se busca é um programa de integração para que essas consultas sejam gerenciadas para onde houver mais necessidade, ofertando para localidades onde a população mais necessite”, ressaltou o professor Valter Santana.
A iniciativa foi comungada pela secretária Polyana Ribeiro, que destacou a importância da parceria. “O resultado vai ser bom para todo mundo, principalmente para o público usuário”, observou. “Achei proveitosa a iniciativa”, disse.