- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Alunos de escola de Lagarto avançam para 4ª fase da Olimpíada em História do Brasil
30 de maio de 2019 - 09:53, por Marcos Peris
Sob a orientação do professor de História Cleiton Melo Jones, dezenas de estudantes do ensino fundamental da Escola Estadual Dom Mário Rino Sivieri, localizada em Lagarto, seguem logrando êxito na 11ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e avançaram para a quarta e antepenúltima etapa da competição, que foi iniciada na última segunda e segue até às 23h59 do próximo sábado, dia 1º de junho.
Participam desta fase, em todo país, sete mil equipes de todos os estados brasileiros. Em Sergipe, estão nessa etapa todas as 10 equipes da Escola Estadual Dom Mário Rino Sivieri que participaram das três etapas anteriores, como destaca o professor e mestre em História Cleiton Jones. Cada equipe é composta por três estudantes e um professor de História.
“Recebemos com muita alegria o resultado da terceira etapa da ONHB, na qual todas as nossas equipes foram aprovadas. De mais de 18 mil equipes que participaram da primeira fase, restam agora apenas 7 mil nesta quarta etapa. Estamos seguindo sem perdas com nossas equipes, as quais vêm demostrando muita força e dedicação nessa disputa nacional e isso nos deixa muito bem classificados”, ressalta Cleiton.
A quarta etapa da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, assim como todas as seis que compõem a competição, é online e os estudantes têm uma semana para enviarem respostas às questões disponibilizadas no site da competição, as quais são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e a orientação do professor.
Cada questão traz quatro alternativas, porém mais de uma pode estar correta, cabendo às equipes selecionar a alternativa que considera a mais adequada em resposta à questão. A Olimpíada também mobiliza temas interdisciplinares (geografia, literatura, arqueologia, urbanismo, atualidades) e impacta positivamente na leitura, compreensão e escrita dos estudantes participantes.
A ONHB é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas desenvolvido com a participação de professores, alunos de pós-graduação e de graduação, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), por meio do edital de Olimpíadas Científicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Nesta edição, a competição iniciou com 18,5 mil equipes e 73 mil participantes de todos os estados brasileiros, número 30% maior do que o registrado ano anterior, quando 14,4 mil equipes foram inscritas na competição.