- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Projeto leva incentivo à leitura e à arte aos alunos do Colégio Estadual Silvio Romero
8 de maio de 2019 - 09:18, por Marcos Peris
A manhã desta terça-feira (7), foi o marco inaugural do “Projeto Mergulhe”, no Colégio Estadual Silvio Romero, em Lagarto. Idealizado pelas professoras Katiane Correia e Renata Carvalho, a ação está movimentando toda a comunidade escolar em torno da leitura e das manifestações artísticas. Em um lado do pátio, duas estantes cheias de livros se transformaram no canto de leitura dos alunos. Do outro lado, uma galeria de artes formada por um grande painel foi colocada para que os estudantes possam expor desenhos, pinturas e poesias de diversas temáticas e de autoria própria.
O espaço de leitura passou a existir através da mobilização dos estudantes, que buscaram juntos aos seus familiares e vizinhos doações de livros. Até o momento, a escola já recebeu 330 obras literárias. Há também no local uma caixa onde os jovens podem deixar indicações de livros para ler.
A diretora Tamires Santos ficou feliz ao perceber o grande interesse dos alunos com o projeto. “Muitos que nem faziam parte dessa ação acabaram se envolvendo. É uma oportunidade de eles expressarem as emoções, o que eles sentem, e isso a gente percebe muito nos desenhos deles. Além disso, estamos influenciando os jovens na busca da leitura, pois essa movimentação toda em conseguir doações e enriquecer o projeto fomentou neles a vontade de ler”, disse.
Uma das idealizadoras foi a professora de Língua Portuguesa, Katiana Correia. Segundo ela, o projeto surgiu de uma necessidade da escola de incentivar a arte e a leitura. Ela afirmou que o Colégio Estadual Silvio Romero sempre proporcionou momentos de leitura para os alunos, mas que com essa ação, isso acontecerá com mais intensidade.
“Quisemos suprir essa necessidade de os alunos terem um espaço para expor aquilo que desejavam. Temos agora uma galeria que servirá para mostrar os seus desenhos, poesias e colagens. Essas obras serão mudadas a cada mês. A grande novidade é o espaço de leitura, no qual os estudantes terão a liberdade de pegar os livros que quiserem”, declarou.
Há duas semanas os jovens começaram a modificar o pátio da escola, pintando e escrevendo textos nas paredes e colunas. De acordo com a professora de Artes Renata Carvalho, que também está à frente do projeto, desde o começo os alunos estiveram envolvidos em todo o processo de pintura das paredes e produção dos poemas e textos, deixando um ambiente mais convidativo para eles.
“Isso é uma resposta deles à necessidade de se ter uma escola mais agradável, mais criativa e que tenha a voz deles como protagonistas. Eles precisam se comunicar com a gente através de outras linguagens. Aproveitamos as habilidades artísticas dos alunos e fizemos essa galeria, na qual as obras serão expostas e trocadas todos os meses. A arte pode transformar os jovens, não só como artistas, mas como seres humanos, ensinando-os a se exporem e dizerem o que pensam”, afirmou.
Incentivo à arte e à leitura
Nesse dia de inauguração dos espaços do Projeto Mergulhe, os estudantes estavam bastante empolgados, e destacaram a importância da ação. “Talvez eu não seja tão boa em expressar meus sentimentos em textos, mas posso ser boa na pintura. E esse projeto abrange isso, em podermos ter várias formas de nos expressar”, disse Liliane Souza Silva, 2º ano
Para Leonarda Santos Nascimento, do 1º ano, o projeto ajuda a incluir os alunos nas atividades da escola. “A gente busca um pátio melhor e também um local mais bonito para ficar. Agora temos mais livros e um ambiente mais envolvido com a arte. É como se fosse um refúgio, pois muitos vêm à escola na esperança de se sentirem melhor. O projeto consegue trazer os alunos para o meio da poesia, da arte, dos livros e a gente acaba desenvolvendo mais o nosso vocabulário”, disse.
O aluno David Vinícius dos Santos, do 3º ano, estava observando atentamente as obras dos seus colegas. Ele disse ter gostado do novo espaço em que poderá pegar livros para ler. “Isso é muito bom porque vai criar o hábito da leitura entre os alunos, vai nos incentivar a ler mais e nos dar inspiração para que possamos mostrar os nossos talentos”, afirmou.
Quem também gostou foi a aluna Idália Reis de Andrade Neta, do 2º ano. “É muito bom ver a participação dos estudantes nessa ação, e o incentivo à leitura, porque infelizmente poucos jovens gostam de ler. A leitura ajuda em todos os âmbitos da vida social, e essa ação vai nos dar mais vontade de adquirir esse hábito. Além disso, muitos fazem desenhos, poesias e outras formas de arte, mas têm vergonha de expor. Agora poderão mostrar a todos que querem apreciar”, declarou.
O evento contou ainda com apresentações de música, declamação de poesia e apresentação teatral, complementando o leque de habilidades artísticas que os alunos estão desenvolvendo através do “Projeto Mergulhe”.