- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Representantes de Simão Dias são capacitados para lidar com crianças com fenilcetonúria
28 de março de 2019 - 08:56, por Marcos Peris
Membros da Secretaria de Saúde de Simão Dias participaram na manhã desta quarta-feira (27), de capacitação sobre a fenilcetonúria, doença rara, congênita e genética detectada pelo teste do pezinho.
O evento promovido por meio da Secretaria da Saúde (SES) e o Hospital Universitário (HU), aconteceu no auditório da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e teve como objetivo integrar profissionais e familiares que lidam diretamente com essas crianças.
De Simão Dias participaram o Enfermeiro, Clebeson Santana, o médico Fredson Caldas e a Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Flávia Menezes Pinheiro.
Além de representantes da gestão Cuidando do Nosso Povo, participaram as equipes do Programa Saúde na Escola (PSE), Assistência Social, Equipes de Saúde na Família, além de familiares e responsáveis por pacientes portadores da fenilcetonúria.
A fenilcetonúria impede a pessoa portadora de metabolizar a fenilalanina, aminoácido importante que é parte integral de todas as proteínas do nosso corpo. Níveis elevados de fenilalanina são tóxicos ao sistema nervoso central e podem causar lesões neurológicas, alteração da parte cognitiva, queda de aprendizagem, tremor, convulsão, algumas alterações psicológicas e até mesmo psiquiátricas. Para tratamento é fundamental, não só a adesão à dieta, como também o uso da fórmula metabólica.