- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
“Sempre quis participar do Programa Mais Médicos e estou realizando meu sonho”, diz Dr. João Costa
15 de fevereiro de 2019 - 11:10, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), realizou na manhã desta quinta-feira (14), o acolhimento dos 90 novos profissionais do Programa Mais Médicos Brasil (PMMB), em solenidade realizada no auditório da Fundação Estadual de Saúde (Funesa).
Entre os médicos que ingressaram no programa está o sergipano João Santos Costa, natural do município de Simão Dias. Entrar para o Mais Médico é, para ele, um sonho realizado.
“Escolhi o programa porque ele prega a interiorização dos médicos no país, para colocá-los nos locais onde há pouco acesso à saúde e eu acho isso muito importante. Sempre quis participar do Programa Mais Médicos e estou realizando meu sonho”, testou o profissional que está atundo no povoado Monte Coelho, em Tobias Barreto.
Saiba mais
- Confira o vídeo da participação do simãodiense João Costa no programa ‘Encontro’ com a Fátima Bernardes
- Fantástico conta história de simãodiense formado em medicina na UFS de Lagarto
- Formando em medicina na UFS Lagarto relata história de superação
- UFS Lagarto realiza formatura de 1ª turma do curso de medicina nesta terça
João Costa foi entrevistado da semana no mês de agosto pelo Portal Lagarto Notícias e com um jeito tímido, risonho e muito sincero, João falou da sua batalha rumo ao titulo de médico, de como a medicina entrou em sua vida, e das dificuldades enfrentadas pela sua comunidade. Além disso, ele, que quer um país mais justo, defendeu a manutenção de políticas sociais e demonstrou preocupação com a crescente nos discursos de ódio Brasil afora. Confira na íntegra a entrevista abaixo.
- João Costa: “O ideal seria que relatos como o meu não precisassem ganhar a mídia para fazer sucesso”
Evento em Aracaju
O evento se prolongou durante toda a manhã, com uma programação que teve início com a mesa de abertura, passando à dinâmica de apresentação para, em seguida, iniciarem-se as discussões dos três painéis, que abordaram: direitos e deveres dos gestores, profissionais e instituição de ensino; panorama epidemiológico do Estado de Sergipe; e o papel da instituição de ensino (UFS) no programa. A programação foi encerrada com um momento de aproximação, uma rodada de escuta com supervisores da universidade.
Os direitos e deveres dos envolvidos no Programa Mais Médicos foram explicitados pela Referência Centralizada do Ministério da Saúde, Sônia Zanelato. “Fizemos um relato sobre as nossas responsabilidades no PMMB, o que se espera de cada um dos parceiros e dos médicos que estão ingressando no programa e no processo ensino-aprendizagem”, disse Zanelato, salientando que o Brasil precisa do Mais Médicos para levar adiante a força que é o trabalho com a saúde, sendo construído no dia a dia.