Pesquisa avalia cultura de segurança do paciente no Hospital Universitário de Lagarto

25 de janeiro de 2019 - 08:30, por Marcos Peris

Avaliar como os colaboradores do HUL percebem a cultura de segurança individualmente em seus setores e na instituição como um todo. Esse o objetivo da pesquisa sobre Cultura de Segurança do Paciente realizada nesta quinta-feira, 24, no Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), aplicada por representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).

A iniciativa acontece no âmbito do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) do HAOC, que visa contribuir com a melhoria dos processos de gestão e assistenciais para uma maior segurança do paciente, e com mudanças de comportamento baseadas numa cultura de segurança. E do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (PROADI/ SUS), vinculado ao Ministério da Saúde.

O PROADI/SUS visa o fortalecimento do SUS por meio de intervenções nos processos gerenciais, assistenciais e administrativos, promovendo entre as diversas melhorias a qualidade e segurança do paciente. O Oswaldo Cruz é parceiro do MS no desenvolvimento do projeto.

A pesquisa é um passo a mais dentro do plano de melhoria nos processos de gestão e assistenciais do Hospital Universitário de Lagarto no âmbito do RHP. O plano de melhoria e qualificação se estenderá até dezembro de 2020, onde o projeto encerra as atividades na instituição. Em outubro do ano foi aplicado no HUL – também pelo HAOC – o Questionário de Cultura de Segurança, para identificação e gestão de questões relevantes de segurança nas rotinas de trabalho do hospital.

“É uma oportunidade de qualificação dos nossos processos de gestão e assistenciais nestes dois anos de parceria entre as instituições”, avalia o professor Manoel Cerqueira Neto, gerente de Atenção à Saúde do HUL. “Tornando esses processos mais eficientes e resolutivos”, diz.

“Avaliar a percepção dos nossos colaboradores em relação à cultura de segurança do paciente nos auxilia a detectar as fragilidades do sistema e permite um melhor direcionamento das ações que se fazem necessárias para a melhoria dos processos”, ressalta Ana Libório, chefe do Setor de Qualidade e Vigilância em Saúde do HUL, responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente do hospital, e mediadora do projeto RHP na unidade hospitalar.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br