- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Povoado de Tobias Barreto deverá ganhar paróquia no dia 14 de fevereiro
10 de janeiro de 2019 - 11:34, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
O município de Tobias Barreto, na região Centro-Sul de Sergipe, deverá ganhar mais uma paróquia no dia 14 de fevereiro.
Nesta data, a Diocese de Estância, realiza a criação da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, no povoado Vila de Samambaia, zona rural de Tobias Barreto.
O evento acontece na igreja local a partir 19h, sendo a celebração comandada pelo bispo diocesano de Estância, Dom Giovanni Crippa e os padres Jodeclan Rabelo e Antônio Ueliton.
A nova Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem terá como responsável, o Pe. José Ueliton dos Santos, atualmente Vigário Paroquial da Paróquia Sra. Sant´Ana, em Simão Dias.
Origem
A origem do título “Nossa Senhora da Boa Viagem”, dado à Virgem Maria, remonta aos tempos bíblicos quando, por pelo menos quatro ocasiões, Santa Maria empreendeu viagens, obedecendo à vontade do Pai. A Primeira foi na visita que ela fez a Santa Isabel, mãe de São João Batista, como lemos em Lucas 1, 39-80. A segunda foi por causa do recenseamento. Maria, grávida de quase nove meses, viajou de Nazaré, onde morava, até Belém, onde Jesus nasceu. (Lucas 2). A terceira foi a fuga da Sagrada Família para o Egito, fugindo da fúria de Herodes (Mateus 2, 13-15). E a quarta, quando a Sagrada Família voltou do Egito para Nazaré, após a morte de Herodes (Mateus 2, 19-23). Por causa dessas viagens difíceis e cheias de perigo, que Nossa Senhora enfrentou com fé, amor, paciência e coragem, ela recebeu o título de Nossa Senhora da Boa Viagem. A ela os viajantes recorrem pedindo proteção nas viagens. Assim, seu culto se espalhou por todo o mundo.
A primeira legião de devotos no Brasil
No Brasil, a devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem foi a primeira a ter um número significativo de devotos. Tal devoção iniciou com os descobridores, que tinham tanta confiança na proteção da “Mãe Santíssima” que, mesmo se ela não os livrasse da morte na solidão do mar, pelo menos ela lhes concederia a paz eterna no céu.