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HU de Lagarto realiza mais de 52 mil atendimentos e investe 11 milhões em tecnologia e reforma
28 de dezembro de 2018 - 08:59, por Marcos Peris
Investir em tecnologia, ampliar a oferta de serviços prestados aos usuários e capacitar os colaboradores para um atendimento cada vez mais qualificado e seguro em favor dos pacientes. Essas foram metas objetivadas e colocadas em prática pelo Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) ao longo destes 12 meses de funcionamento enquanto unidade integrante da Rede Ebserh de Hospitais Universitários.
Antes denominado Hospital Regional de Lagarto, a partir de 22 de dezembro de 2017 o HUL passou a ser gerido plenamente pela Ebserh, investindo ao longo destes 12 meses de funcionamento um montante de R$ 11 milhões de reais, sendo 8,5 milhões em equipamentos, aparelhos e tecnologia de processamento de dados. E R$ 2,5 milhões em adequações civis, de climatização e elétricas, que estão sendo implementadas em toda a estrutura da unidade hospitalar. Recursos oriundos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), e de emendas parlamentares.
Dentre os equipamentos adquiridos, arcos, focos e mesas cirúrgicas; ventiladores mecânicos; mesas de tração para cirurgias ortopédicas; monitores multiparâmetro para medição dos sinais vitais; tomógrafo; além de perfuradores ósseos, cardioversores e servidores de rede.
A reforma geral do hospital já tem refletido na qualidade do atendimento e em melhores condições de trabalho para os profissionais, ressaltando a troca de praticamente todos os aparelhos de ar-condicionado da unidade hospitalar. Até o momento já foram concluídas e entregues as Alas Vermelha e Amarela (Pronto Socorro), a Recepção Geral, Enfermarias, e os setores Administrativo e de Farmácia. Os próximos setores a serem beneficiados serão o Centro Cirúrgico, a ala de Consultórios Médicos, os Isolamentos da Clínica Médica, o setor de Sutura, além da Segunda Recepção da unidade hospitalar.
“A modernização do parque tecnológico do HUL visa proporcionar melhores condições de trabalho para os nossos colaboradores e assim prestarmos uma assistência mais qualificada à população”, observa o superintendente da unidade hospitalar, professor Valter Santana. “Com essa modernização passamos a ter condições de realizar procedimentos mais complexos, aumentando assim a resolutividade dos casos que atendemos”, enfatiza, lembrando ainda que os investimentos também têm favorecido a adequação do hospital às necessidades de ensino, proporcionando assim um cenário de prática adequado para os alunos.
“2018 foi um ano importante de transição de gestão, de transformações na infraestrutura, de crescimento e melhoria do parque tecnológico do hospital”, ressalta o economista Luiz Marcos, gerente Administrativo do HUL. “Mas, certamente, o ponto de maior destaque foi a entrada de novos colaboradores, aumentando a oferta e qualificando o serviço oferecido à população sergipana”, diz.
Serviços prestados
Como hospital porta aberta de Urgência e Emergência, ao longo do ano o Hospital Universitário de Lagarto fez 52.330 atendimentos, realizou 1.342 cirurgias, além de 4.022 internamentos, acolhendo e assistindo pacientes da Região Centro Sul do estado envolvendo Lagarto, Salgado, Simão Dias, Riachão do Dantas, Poço Verde e Tobias Barreto. Além desses municípios de referência, também recebendo pacientes de municípios das outras regiões de Sergipe, e da Bahia que fazem divisa com o estado, a exemplo de Paripiranga, Adustina, Fátima e Nova Soure.
O HUL também vem investindo em eficiência e resolutividade na recepção ao público na porta de entrada da unidade hospitalar, com gerenciamento clínico de pacientes em sala de espera e parâmetros de atendimento com base na situação/queixa dos usuários. Agora o fluxo é gerido por enfermeiro lotado no setor de Acolhimento e Classificação de Risco, nos três turnos, 24 horas por dia, contando também com técnico de enfermagem na recepção que faz um primeiro contato com cada um dos pacientes que chega ao hospital. Esse profissional escuta as principais queixas, verifica os sinais vitais (pressão, temperatura, pulso arterial, glicemia e nível de oxigenação do sangue) e possíveis sinais de agravamento de cada usuário, antes de encaminhá-lo à classificação de risco.
Para o acolhimento e recepção o Hospital Universitário adota o protocolo Manchester, que utiliza um sistema de cores para organizar os atendimentos (vermelho, laranja, amarelo, verde e azul). O Acolhimento com Classificação de Risco prevê o atendimento de todos, mas seguindo uma ordem de prioridade relacionada à gravidade de cada caso. Quem mais precisa, os casos mais urgentes são atendidos primeiro. Os casos mais leves ou menos graves, em seguida.
Resolutividade em cirurgias
Graças a contratação de pessoal das áreas de ortopedia, anestesiologia e enfermagem, no início do segundo trimestre o HUL conseguiu zerar a fila por cirurgias ortopédicas na unidade hospitalar. Agora o paciente ortopédico que chega ao hospital é operado com brevidade, senão no mesmo dia, nos dias seguintes – a depender da escala médica -, quando antes tinha que aguardar por até 30 dias.
E em iniciativa pioneira e de integração ensino-serviço, na segunda quinzena de abril foi realizada no HUL a primeira cirurgia buco-maxilo-facial no município, sob a responsabilidade de equipe que contou com cirurgiões e acadêmicos do Campus UFS Lagarto, beneficiando um usuário com cisto volumoso intraósseo na mandíbula, e outro com osteomas – crescimento ósseo anormal na face. A cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial é uma especialidade da Odontologia que tem por finalidade prestar assistência a pacientes que necessitam de tratamento para deformidades, traumas e patologias da face.
Outra iniciativa inédita foi a realização da primeira teleconsulta entre o HUL e o Hospital Universitário de Sergipe (HUS), ambos da Rede Ebserh de Hospitais Universitários, beneficiando paciente internada na Clínica Médica da unidade hospitalar por avaliação feita por uma especialista em Pneumologia do HUS. A teleconsulta é capaz de reduzir o tempo de espera das consultas e decisões terapêuticas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e evitando perda de tempo com esperas desnecessárias e possíveis riscos ao estado clínico relacionados ao deslocamento até uma unidade hospitalar de referência.
Gestão e segurança do paciente
Objetivando a qualificação da segurança assistencial e melhoria nos processos de gestão, o HUL iniciou este ano um plano de melhoria que será executado até 2020 em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, entidade beneficente social em saúde reconhecida por sua excelência, e que contribui para o desenvolvimento institucional do SUS por meio de intervenções tecnológicas, gerenciais e capacitação profissional.
Outra iniciativa da unidade hospitalar ao longo de 2018 foi a adoção do SEI, sistema eletrônico que permite a gestão de documentos e processos administrativos num mesmo ambiente virtual, abolindo a prática de diferentes sistemas em cada parte da administração e a tradicional movimentação em papel. Proporciona ganhos em agilidade, produtividade e transparência. E ampara-se em premissas como a inovação, a economia do recurso público, o compartilhamento do conhecimento produzido e a sustentabilidade.
Na mesma linha, o HUL adotou a partir de agosto em suas rotinas assistenciais o Prontuário Online, que gere atualmente a unidade hospitalar em aspectos como prescrição e evolução médica e de enfermagem, monitoramento dos sinais vitais/clínicos dos pacientes, e controle de estoque e dispensação de medicamentos pelo setor de farmácia. Um dos diferenciais do Prontuário Online é a possibilidade de acesso aos dados do paciente em qualquer ponto da unidade hospitalar.
Educação permanente
Outra vertente de ação do Hospital Universitário de Lagarto tem sido o investimento em educação permanente, protocolos de suporte e necessidades assistenciais, qualificando e oferecendo maior segurança nos cuidados prestados aos usuários. Ao longo do ano foram oferecidos cursos, treinamentos e capacitações, dentre outros, em Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida (BLS); Ventilação Mecânica; Hotelaria Hospitalar; Prevenção ao AVC; Cuidados Paliativos; Biossegurança (exposição a materiais biológicos); Controle de Infecção no Trato Urinário; Hepatites Virais; Terapia Transfusional; Vigilância e Gestão de Riscos Assistenciais Hospitalares; e Notificação Compulsória de Doenças e Agravos.
O HUL também é a primeira unidade hospitalar no interior de Sergipe a implementar programas de Residência Médica, contribuindo assim para a melhoria do cuidado clínico, ortopédico e multiprofissional dentro da Rede de Atenção à Saúde do Estado de Sergipe. A Residência em Clínica Médica tem duração de dois anos; e a de Ortopedia e Traumatologia, três anos. A unidade hospitalar também conta com Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde, com duração de dois anos, destinada a profissionais das áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional.
Sobre a Ebserh
O HUL-UFS é filiado à Rede Ebserh, instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.