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Em auditoria, Tribunal de Contas detecta irregularidades na Prefeitura de Lagarto
26 de dezembro de 2018 - 16:42, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Uma auditoria realizada entre os meses de agosto e outubro deste ano, pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), detectou diversas irregularidades na Prefeitura Municipal de Lagarto. Os “achados” estavam nas áreas de pessoal, transporte e merenda escolar.
Na área de pessoal, o auditoria apontou que a prefeitura possui 30 servidores com acumulo indevido de dois ou mais cargos públicos remunerados. Além disso, o documento destaca a “a falta de razoabilidade na nomeação de quatro familiares do então Prefeito [Valmir Monteiro] para comandarem secretarias municipais”.
“Recomenda-se, de logo, à atual chefe do Executivo que, havendo nomeação de parentes, certifique-se de que possuem qualificação técnica e experiência na área, sob pena de a escolha ser considerada como indicativo de fraude aos princípios da impessoalidade, moralidade e eficiência na administração pública”, afirmou o conselheiro Clóvis Barbosa.
Transporte – Neste setor, o TCE constatou dos 54 veículos relacionados pela Prefeitura como executores dos contratos de transporte escolar, apenas dois pertencem às empresas ganhadoras das licitações locais. “Ou seja, da análise dos CRLVs, apurou-se que mais de 96% dos veículos são utilizados mediante sublocação e pertencem a terceiros, sugerindo a incapacidade operacional das empresas contratadas e comprovando que não houve cumprimento do princípio da melhor proposta para a Administração”, afirmou Clóvis.
Merenda Escolar – A auditoria também observou que o Quadro Técnico de Nutricionistas do Município é composto por apenas duas profissionais com vínculo efetivo e carga horária de 30 horas semanais, além de uma contratada temporariamente com jornada de 40 horas semanais.