- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Docentes do campus da Universidade Federal de Sergipe de Lagarto ensinam Histologia em videoaulas
26 de dezembro de 2018 - 10:26, por Marcos Peris
Internet também é lugar de aprender e aprofundar os conhecimentos de saúde. Foi pensando nisso que os professores Luciana Borges e Tiago Costa, do Departamento de Educação em Saúde lançaram, em junho deste ano, o canal LabMeM UFSLag, que conta atualmente, com 35 vídeos e cerca de 1,1 mil inscritos. As aulas abordam Histologia (estudo dos tecidos do corpo), com lâminas da Universidade e gravações realizadas no Laboratório Morfofuncional do campus.
O professor Tiago Costa considera a ação inovadora, por conta do nível de detalhamentos das aulas.
“Sabemos que existem outros canais de histologia no YouTube, mas esse é, ao menos segundo o que tenho conhecimento, um dos únicos que utilizam diretamente a visualização das lâminas nos microscópios de todos os tecidos básicos e sistemas orgânicos, o que facilita o aprendizado e a visualização por parte dos alunos”, pontua.
O docente é responsável pela gravação, enquanto a professora Luciana Borges apresenta as aulas. “No início, confesso que tive um pouco de receio porque nunca havia feito isso antes e por timidez. Hoje, no entanto, posso dizer que o resultado é gratificante. Temos retorno de alunos de várias instituições e pudemos perceber, de perto, como os nossos estudantes aqui do campus melhoraram a compreensão e inclusive as notas nesse tópico, avalia Luciana Borges.
Para o próximo ano, os docentes já têm uma nova meta: reforçar a infraestrutura e a qualidade dos vídeos. Desde o começo das videoaulas, eles contam com o apoio do monitor José Victor Oliveira, estudante de Medicina e responsável pela edição do material.